“Um dos maiores problemas atualmente são procedimentos executados de forma inadequada por profissionais não habilitados”, alerta o cirurgião plástico Marcelo Almeida
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Seja sincero, quando você vai se submeter a uma cirurgia plástica costuma colher informações para saber se o profissional é especializado na área e se integra a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)?
Apesar de a SBCP fazer constates alertas, segundo o cirurgião plástico de Porto Velho, Marcelo Almeida, ainda tem que gente não adota essas medidas de precaução e termina realizando procedimentos cirúrgicos com profissionais não especializados, que não são inscritos na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“Devido a essa falta de precaução é que nos deparamos constantemente com casos de procedimentos mal sucedidos, um sério problema que enfrentamos atualmente”, observa o médico, que foi o primeiro de Rondônia a fazer especialização com o renomado cirurgião plástico Ivo Pitanguy, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho nessa área.
Certificação
Marcelo Almeida explica que para o profissional integrar a SBPC necessita preencher uma série de requisitos, a exemplo de residência médica e especialização, bem como atualização permanente por meio de cursos e congressos. “O cirurgião plástico precisa se manter informado constantemente sobre as novas técnicas que surgem com o avança da Medicina”, enfatiza.
Ele alerta que é importante também o cliente observar se o médico tem suas certificações expostas em sua clínica para que os clientes possam ver, se as instalações seguem as normas da Vigilância Sanitária e se tem licença de funcionamento.
Site SBCP
Para verificar se o médico cirurgião plástico integra a SBCP, Marcelo Almeida afirmou que basta a pessoa acessar o site da entidade e clicar em “ENCONTRE UM CIRUGIÃO”. ‘É fácil e rápido. Essa medida preventiva evitará que o paciente venha a passar por transtornos”, concluiu.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!