COVID-19: Dois idosos da Casa do Ancião testam positivo para coronavírus

Conforme a secretaria, um dos idosos possui familiares na cidade, mas não recebia visitas periódicas antes da pandemia e o outro não possui referências familiares

COVID-19: Dois idosos da Casa do Ancião testam positivo para coronavírus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), confirmou que dois idosos, um de 70 anos e outro de 77 anos, que moram na Casa do Ancião São Vicente de Paula, em Porto Velho, testaram positivo para o novo coronavírus.
 
Conforme a secretaria, um dos idosos possui familiares na cidade, mas não recebia visitas periódicas antes da pandemia e o outro não possui referências familiares.
 
Em nota, a Seas informou que os residentes são testados periodicamente quando apresentam sintomas característicos da doença e isolar imediatamente, todos anciãos que apresentarem suspeitas de cornavírus, conforme protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Já os profissionais, ao demonstrarem sintomas, são testados e acompanhados pela médica assistencialista da Casa do Ancião, segundo a secretaria.
 
Para evitar que os idosos peguem a doença, uma das medidas de segurança, foi adotado o distanciamento social, as áreas coletivas foram interditadas e as visitas presenciais suspensas temporariamente.
 
Idosos e a solidão
 
As visitas e atividades coletivas na Casa do Ancião estão suspensas desde o dia 13 de março.
 
Os moradores da Casa, sempre sofreram com a solidão. Entretanto, com a pandemia esta situação aumentou, pois muitos tinham que enfrentar com o distanciamento da família, agora enfrentam a saudade das conversas com os voluntários, quando há algum contato com pessoas de fora é através de ligações, chamadas de vídeos, bilhetes ou cartas.
 
A Seas declarou que filhos de funcionários do local chegaram a gravar vídeos falando da saudade de visitar os “vovôs e vovós”, como são chamados os idosos.
 
“Nos vídeos, as crianças falam para os idosos que eles não foram esquecidos. Um dele disse: “Por enquanto, por favor se cuide, é porque quero te ver bem novamente. Sentimos sua falta”. Neste momento, as mensagens são uma grande demonstração de carinho”, informa a secretaria.
 
Os interessados em ajudar podem gravar uma mensagem de áudio, vídeo, ou fazer uma videochamada.
 
Basta entrar em contato com a Seas pelo e-mail: comunicacaoseas.ro@gmail.com e solicitar o acesso aos celulares da casa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS