BUROCRACIA: Comunicação do Governo estadual precisa ser desaquartelada

O governador Marcos Rocha precisa ter uma relação mais direta, simples e de resultados com os veículos de comunicação de RO

BUROCRACIA: Comunicação do Governo estadual precisa ser desaquartelada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governador Marcos Rocha ao que parece ainda não percebeu que os seus tempos de caserna ficaram para trás. Em Rondônia, a exemplo do Governo Federal, a imprensa foi nomeada como o inimigo a ser combatido.

 

Comunicação parece não ser o forte da administração Marcos Rocha. Um exemplo são as coletivas de imprensa, que em um passado não muito distante, era um momento em que jornalistas se encontravam para fazer o trabalho e aproveitavam para se informar com os secretários e demais autoridades sobre as ações do governo e, muitas vezes, conseguiam dar um furo com uma informação exclusiva.

 

Hoje, a história que vale é dificultar o trabalho de informação. Primeiro, é a exigência diária para que sejam enviados os nomes dos jornalistas, fotógrafos ou cinegrafistas que vão estar participando da coletiva. O motivo dessa exigência ridícula, é algo que ainda não foi explicado. O curioso é que tem profissional de imprensa com cadastro de anos no sistema de dados do próprio governo, mas que necessita, em qualquer coletiva do Governo Estadual, se recadastrar.

 

Sobre o adjetivo ridículo, vale explicar que nunca houve, em governos anteriores, esse tipo de exigência e também nunca ocorreu nada que colocasse em risco os entrevistados e os profissionais da comunicação durante esses eventos.

 

Segundo, é que as perguntas a serem feitas só devem ser as relacionadas ao tópico da coletiva. No entanto, em um momento como esse, único na história do país, em que temos pandemia, crise econômica, política e de saúde todas juntas, e Rondônia, não poderia ser diferente, também enfrenta a insegurança que o Covid-19 trouxe. Assim, é natural que outras perguntas, além do foco da entrevista também surjam. É essencial que os responsáveis pelo comando do estado estejam dispostos a esclarecer essas dúvidas.

 

Adotando essa política de comunicação, o atual governo estadual perde, e muito, a oportunidade de estreitar os laços com os veículos de comunicação, mostrar o que está sendo feito para a população e tirar a imagem de que é um governo que se esconde, que não tem apreço pela transparência. Ou seja, evita-se muitos ruídos na relação com a sociedade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS