BANCADA DO SENADO: OAB quer suspensão de projeto que veta pagamento de precatórios

Valores tem caráter alimentar de direito adquirido pelo cidadão

BANCADA DO SENADO: OAB quer suspensão de projeto que veta pagamento de precatórios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Elton Assis, solicitou dos senadores rondonienses Confúcio Moura, Marcos Rogério da Silva Brito e Acir Gurgacz que rejeitem o Projeto de Decreto Legislativo 116/2020, que pode ser votado nesta quarta-feira (15), e objetiva suspender o pagamento de precatórios, devido a inconstitucionalidade da matéria e provável prejuízo a advocacia, sociedade e economia nacional.

 

“Esses precatórios são pagamentos que representam, em sua quase totalidade, verbas alimentares, tanto para as partes quanto para os advogados, advindos de reconhecimento de que o Estado deve pagar aos cidadãos que tiveram seus direitos reconhecidos pela Justiça, muitos delas de natureza previdenciária”, explica Assis.

 

O PDL 116/2020 objetiva sustar os efeitos da resolução 303/19, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que alterou as regras para pagamento de precatórios com o intuito de remanejar recursos para se fazer frente à pandemia da COVID-19. Porém o presidente da OAB Rondônia destaca que a dívida da União, Estados e Municípios pode atingir 550.000 idosos, segundo estimativa da Comissão de Precatórios da OAB, ou seja, justamente pessoas do grupo de risco do vírus.

 

“Vale ressaltar que o recebimento dos valores representa melhora da situação econômica dos beneficiários e assim, contribui para a liquidez do país, com a circulação de dinheiro”, finaliza ele.

 

No ofício, o presidente destaca que o pagamento de precatórios está regulamentado pela Constituição Federal, assim, apenas PEC e não PDL poderia disciplinar o tema e que a resolução do CNJ apenas cumpre a Constituição.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS