O número 0800 647 5225 foi disponibilizado para atendimento a pacientes neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A população de Porto Velho conta com um novo aliado contra o coronavírus. Os moradores têm à disposição os serviços de call center para que tirem as dúvidas sobre a doença. O número do telefone é 0800 647 5225.
Dessa forma, a comunidade em caso de sentir sintomas de uma síndrome gripal, deve buscar inicialmente o serviço de call center, criado para atendimento a pacientes neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A ideia é que o trânsito de pessoas nas unidades básicas e unidades de pronto atendimento seja reduzido neste período, evitando assim a disseminação da doença.
O serviço criado no último dia 31, funciona como teleconsulta, onde o paciente é atendido por uma equipe médica de plantão, com cerca de cinco profissionais durante o dia e dois no período noturno. Conforme os sintomas apresentados, é encaminhado para atendimento presencial.
Além de tirar dúvidas, a proposta é manter o paciente com síndrome gripal em monitoramento com a equipe de saúde e em fácil comunicação com o médico. É através do call center que o paciente deve chegar as unidades referenciadas.
O número de pacientes atendidos até agora é de 1.515. Destes, 254 foram encaminhados para o Centro de Atendimento para casos suspeitos, 231 para as UPAS e 67 para as UBS.
Ao serem atendidos, passam por uma triagem onde os profissionais orientam aos que estão com sintomas leves que precisam obedecer ao isolamento social domiciliar obrigatório.
Os de sintomas moderados necessitam da consulta presencial, que serão realizadas no recém-criado Centro de Atendimento para casos suspeitos do novo coronavírus, em funcionamento no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado à avenida Sete de Setembro (esquina com Av. Rio Madeira) nº 2010.
Os que apresentarem sintomas graves serão orientados a ligar para o 192 (SAMU) ou procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de casa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!