QUALIFICAÇÃO: Instituto de Educação de RO oferta quase 500 vagas para cursos técnicos

10 municípios do estado foram contemplados com cursos de habilitação técnica em cerca de 16 áreas

QUALIFICAÇÃO: Instituto de Educação de RO oferta quase 500 vagas para cursos técnicos

Até o fim do ano o Idep espera ofertar quase 16 mil vagas profissionalizantes beneficiando os 52 municípios / Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Ao todo 420 vagas são ofertadas de forma gratuita pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Nessa primeira etapa, conforme o Manual com as orientações gerais, 10 municípios do estado foram contemplados com cursos de habilitação técnica em cerca de 16 áreas, sendo elas : Recursos Humanos, Administração, Manutenção e Suporte de Informática, Enfermagem, Segurança do trabalho, entre outras. Já os cursos de habilitação profissional contemplam 100 áreas.

 

Cada munício possui o quantitativo de 42 vagas cada, sendo: Porto Velho, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Cabixi, São Francisco do Guaporé, Guajará-Mirim, São Miguel do Guaporé, Cerejeiras e Chupinguaia.

 

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o instituto cumpre o Plano Estratégico 2019-2023 estabelecido pelo governo do estado.

 

“Em 2019 fizemos um levantamento sobre as demandas e potencialidades de Rondônia quanto à educação profissional. O levantamento nos norteia para darmos cumprimento ao Plano Estratégico do governo, ampliando a educação profissional no Estado”, destacou a presidente do Idep.

 

Os cursos mudam a vida de muitos jovens e adultos com a inserção no mercado de trabalho.

 

Segundo ela, as matrículas serão feitas diretamente nas escolas nos dias e horários que constam no Manual (Item 6) até o preenchimento total das vagas em cada município.

 

As datas poderão sofrer alteração em virtude da paralisação das Escolas, conforme citado no Decreto N° 24.871.

 

O interessado deve comparecer nas coordenadorias e, caso seja menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis com os respectivos documentos: Certidão de Nascimento; CPF; RG; Declaração Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com Histórico Escolar; Comprovante de Residência e uma foto 3×4.

 

MAIS DE 15 MIL VAGAS ATÉ O FIM DO ANO

 

Dando continuidade ao Plano Estratégico, seguindo o eixo educação, as expectativas são grandes segundo a presidente. Espera-se ofertar, até o fim do ano, cerca de 15.997 vagas, abrangendo os 52 municípios com qualificação profissional, técnica e pós-técnica.

 

“Temos como objetivo alcançar a meta 13 do Plano Estadual de Educação, levando educação profissional de qualidade a toda população mais vulnerável e carente de oportunidades. Promovendo o desenvolvimento, cuidando da nossa população de forma que eles sejam os profissionais que vão ocupar os postos de trabalho em Rondônia”, ressaltou a presidente.

 

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (69) 98484-1086

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS