Evento baseado em empreendedorismo é uma alternativa para geração de oportunidades
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sebrae e a Secretaria Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia vêm realizando encontros com bancadas parlamentares dos estados no Congresso Nacional. A iniciativa faz parte do Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, que chega ao Espírito Santo, estado para o qual o programa foi apresentado esta semana. O programa, resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Ministério da Economia, tem o objetivo de identificar os principais gargalos enfrentados pelos empresários e gestores públicos do estado e de municípios locais e construir soluções para esses problemas. O Espírito Santo é o nono estado visitado pelo Programa.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, comentou durante o encontro que a instituição está totalmente focada em contribuir para a elevação dos níveis de produtividade e competitividade dos pequenos negócios brasileiros, que representam mais de 90% de todas as empresas do país. “Esse governo e sua equipe econômica estão trabalhando para dar esperança e uma proposta de futuro aos empreendedores brasileiros. E nós estamos dedicados a fazer do Sebrae a instituição que o país precisa para gerar renda e emprego para todos”, comentou Melles.
Para o secretário Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o Programa é reflexo do compromisso do governo pela redução do custo Brasil e pela melhoria do ambiente de negócios no país. “Nós realizamos uma pesquisa e identificamos que o custo Brasil hoje é de R$ 1,5 trilhões. Esse é o custo adicional que as empresas têm para abrir um negócio no país, comparado ao custo médio dos países da OCDE. Estamos falando em um custo desnecessário, que corresponde a 23% do PIB”, comenta o secretário. Segundo Carlos Da Costa, o governo compreende que a solução desses problemas passa, prioritariamente, pelo envolvimento de todas as esferas, incluindo os atores locais nos estados e municípios. “Não é compreensível que em uma cidade o alvará para construção de uma obra seja emitido em 48 horas e, em outra, a demora seja de mais de um ano”, complementa Da Costa.
Empretec Summit
A mobilização pelo emprego e produtividade está diretamente vinculada à capacidade de pessoas que têm aptidão para o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor. O Sebrae em Rondônia está preparando o Empretec Summit que permitirá a participação de empreendedores natos, aqueles que, como você, têm seus empreendimentos e desejam crescer na dinâmica do empreendedorismo da maneira que o Sebrae sabe transmitir.
O Summit será um evento extremamente provocante, com entrega de experiências cujos resultados esperados são: mudanças positivas para melhorias nos negócios, sobretudo na mentalidade quanto a pensar o seu modelo, gerando, cada vez mais, conexões e engajamento produtivo ao empreendedor. Será no Graúna Resort em Ouro Preto do Oeste, além de todas as atividades e dinâmicas que gerarão a experiência que você está em busca ao participar do Empretec Summit, incluindo profissionais e materiais de alta qualidade e performance à disposição do seu desenvolvimento enquanto empreendedor, no valor de investimento estão inclusas também as despesas de transporte, hospedagem e alimentação durante o período do evento, para se inscrever acesse sebrae.ro/esummit.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!