Segundo a gestora de parcerias e comunidades Energy Future, Flávia Rangel, a proposta é facilitar às corporações o acesso aos projetos inovadores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Empreendedores rondonienses têm até o dia 28 de fevereiro para inscreverem projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e de startups na maior chamada de inovação do setor elétrico brasileiro. Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre como inscrever um projeto e funil de seleção, a Energy Future em parceria com a Federação das Indústrias de Rondônia – FIERO e apoio do SENAI-RO, realizou nesta quinta-feira, 20, no salão de convenções da entidade, o 13º Roadshow Energy Future, que contou com a presença do vice-presidente institucional da FIERO, Maurílio Vasconcelos, do conselheiro SESI-SENAI-RO, Maurício Vaz e do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista.
O superintendente do SESI-IEL e diretor regional SENAI-RO, Alex Santiago reforçou a importância da realização do evento na FIERO, a fim de atrair o interesse de startups, empresas e instituições locais. “Trazer o encerramento do Roadshow Energy Future para o Porto Velho evidencia como a FIERO, através de seus braços operacionais SESI, SENAI e IEL, pode apoiar essa conexão das empresas inovadoras e as grandes operadoras de energia para o desenvolvimento tecnológico. Isso pode aumentar as taxas de sucesso dos projetos que serão aprovados no edital. A busca é por soluções inovadoras que ajudem a melhorar a geração, transmissão e distribuição da energia no Brasil”, garantiu Santiago.
O Programa de P&D da ANEEL garante, por lei, os recursos humanos e financeiros para investimento em projetos que demonstrem originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade, nos processos e usos finais de energia.
Segundo Apolo Lira, desenvolvedor sênior do Energy Future, menos de 4% dos projetos chegam ao fim da cadeia, sendo que a inserção no mercado recebe apenas 0,4%.
Apolo explicou que “isso pode ser uma preocupação, mas também pode ser uma notícia boa. Se olharmos a pesquisa, apenas pelo lado acadêmico, esse indicador pode ser um bom resultado. Mas se olharmos para o negócio, para o número de empregos gerados, para as tecnologias disruptivas que estão sendo operadas, de fato, é um indicador ruim. É importante entendermos o quanto está sendo destinado para essa fase final da cadeia. Precisamos equilibrar melhor esta conta”, argumenta.
Segundo a gestora de parcerias e comunidades Energy Future, Flávia Rangel, a proposta é facilitar às corporações o acesso aos projetos inovadores e aos recursos compulsórios para transformar em negócios rentáveis, tanto para o empreendedor quanto para as corporações. “Ser uma vitrine de conexão e um hub virtual para facilitar essa conexão, são os objetivos da Energy Future”.
Gestor de Pesquisa e Desenvolvimento da Santo Antônio Energia, Donorvan Fagundes explicou que a Energy Future é uma plataforma para a empresa se aproximar dos empreendedores, das pequenas empresas startups do país para conseguimos fazer inovação de uma maneira mais direta, buscando um produto supra as necessidades. O coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia e Energia, São Paulo, Sunny Jonathan agradeceu o apoio da FIERO e SENAI-RO, falou dos serviços ofertados pela instituição e destacou o relacionamento da indústria e o setor elétrico.
José Rafael Lopes, coordenador de Serviço de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO esclarece que o trabalho da equipe foi organizar o evento em parceria com a Energisa e a Santo Antônio Energia. “O SENAI está fortalecendo a vertente de consultoria e inovação mediante a realização deste tipo de evento”, finalizou.
O coordenador de eficiência energética do grupo Energisa em Rondônia Tales Henrique Souza falou que a empresa espera propostas e projetos de pesquisa e inovação que agreguem. “A iniciativa, realizada em 13 cidades, encerrando por Porto Velho, conseguiu alinhar os discursos e encontrar soluções para atender todas as regiões. É importante para o setor energético em si e para toda comunidade”, garantiu.
Encerrando o evento, houve um debate sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento entre os idealizadores do projeto e representantes da Energisa e da Santo Antônio Energia, com mediação de coordenador de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-RO e líder da comunidade Tambaqui Valley, Victor Hugo Ribeiro.
Saiba mais sobre a chamada em www.energyfuture.com.br ou entre em contato com a Firjan em (21) 99605-7286 (WhatsApp).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!