PREVENÇÃO: Caso de coronavírus é descartado em Rondônia e comitê de enfrentamento mantém vigilância

Apensar do resultado negativo para o coronavírus, o Estado continua vigilante

PREVENÇÃO: Caso de coronavírus é descartado em Rondônia e comitê de enfrentamento mantém vigilância

Foto: ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa) informam que as amostras coletadas de um casal que mora em Porto Velho tiveram o resultado negativo para o coronavírus e positivo para influenza B.

 

O casal, que estava com suspeita de coronavírus, teve as amostras coletadas e enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, que tem laboratório de referência e responsável por testes específicos para detecção do vírus, conforme protocolo do Ministério da Saúde em casos suspeitos da doença.

 

Apensar do resultado negativo para o coronavírus, o Estado continua vigilante. Na última quinta-feira (6), o secretário de Saúde, Fernando Máximo, participou da reunião sobre o coronavírus com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, em Brasília. “Estamos estudando a fundo, acompanhando de perto as medidas tomadas, os resultados obtidos nos lugares afetados e planejando todas as estratégias. Graças a Deus, nenhum caso foi confirmado em Rondônia, e nem no restante do Brasil, mas estamos trabalhando na prevenção”, disse Fernando Máximo.

 

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Rondônia, que se encontra sob coordenação da Agevisa e Sesau, orientado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – Cievs/Agevisa, está atento às situações suspeitas.

 

 

PREVENÇÃO

 

Com tosse, febre ou contato com alguém que esteve na China recentemente e está apresentando sinais suspeitos ou já confirmados do coronavírus:

 

Evitar contato com outras pessoas

Evitar compartilhar talheres, copos, garrafas e escova de dente

Evitar tossir perto das pessoas, utilizar lenço no rosto ao espirrar e tossir

Lavar as mãos muitas vezes por dia

Usar máscara para evitar disseminar partículas e gotículas de saliva

Evitar colocar a mão na boca, olhos e nariz

Manter as janelas abertas e lugares arejados

Evitar aglomerados de pessoas

Cozinhar ou fritar bem as carnes e ovos

 

 

Caso apresente os sintomas, principalmente se a pessoa tiver tido contato com alguém que esteve recentemente na China, o fluxo de atendimentos para quem têm suspeitas é procurar unidades básicas de saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).

 

Dúvidas e orientações podem ser sanadas por meio Cievs, com atendimento gratuito por técnicos durante 24 horas no 0800-642-5398.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS