Você tem ideia do que pode ser a Certificação GPTW?
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Normalmente as siglas conferem um determinado grau de importância no desenvolvimento de temas atuais, principalmente quando o significado implique em ganhar mais, ou conseguir um lugar melhor nas oportunidades que o mercado oferece. Quando a sigla é a representação de algum conteúdo na língua inglesa, parece que seu significado adquire maior valor e status. Bem, quando esse conteúdo é técnico e sua aplicação implica em ter que estudar, compreender etapas do percurso para cumprir metas.... Aí as coisas são mais complicadas, parece até que há menor interesse em continuar a busca para aplicar os recursos contidos naquela determinada codificação.
Bem, mas normalmente, quando as coisas são reflexo de objetivos bem estruturados mediante planejamento elaborado com o bom senso e a realidade crítica de uma metodologia bem aplicada, as coisas parecem se alinhar e andar melhor.
Foi isso que aconteceu quando o Sebrae em Rondônia optou por participar do concurso com a GPTW, autoridade global no mundo do trabalho com especialistas em transformar a organização, como o Sebrae em Rondônia, por exemplo, em um Great Place to Work. Essa autoridade ajuda os gestores e colaboradores das empresas a aproveitar o melhor das pessoas e atingir resultados excepcionais, acima de tudo, sustentáveis. Melhor para as pessoas, melhor para os negócios, melhor para a sociedade.
Então você já sabe o que é GPTW, “Melhor Lugar para Trabalhar”, agora vamos descobrir o que é a Certificação GPTW.
Os agentes de transformação, que integram a GPTW, oferecem consultoria para empresas que querem as pessoas no centro de sua estratégia de negócios. Além disso certificam e reconhecem os melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo. Eles fazem pesquisa de clima e entrevistam todos os colaboradores, assim o fizeram com os gestores, analistas e assistentes do Sebrae em Rondônia, durante o exercício de 2019. O Programa de Certificação é um serviço que permite empresas de qualquer porte realizarem uma pesquisa para diagnosticar o seu clima organizacional. Ou seja, é um instrumento para analisar o nível de satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho e que, ao final da pesquisa, concede uma certificação à organização que atingiu a amostra mínima de respondentes uma nota igual ou superior a 70.
Resumindo, o produto final do Programa de Certificação é um relatório com os resultados da pesquisa e, no caso das empresas que atingiram os critérios, um selo de qualidade. Selo este que atesta uma companhia como um excelente lugar para trabalhar, assim, com a classificação de 82 pontos apresentada no relatório, o Sebrae em Rondônia foi certificado e tem o selo.
E agora? Agora, o Sebrae em Rondônia, com a certificação e o selo, conseguiu passar pelo pré-requisito e com ele se inscreveu no ranking para tentar conseguir um lugar de destaque em uma lista das melhores empresas para trabalhar, o objetivo de quem participa do Programa de Certificação é conseguir um selo de qualidade. E, sim, estamos falando de um selo mesmo, um selo digital como o da imagem abaixo e que a empresa pode usar no seu site institucional, na assinatura de e-mail corporativo e banners, por exemplo, para mostrar aos funcionários e ao mercado o reconhecimento como um excelente ambiente de trabalho.
O Sebrae em Rondônia disputou essa prerrogativa e, dentre as 48 empresas que tentaram a mesma coisa, foi classificado entre as 15 empresas excelentes que disputaram entre as melhores da Região Norte. Mas, o que faz a diferença é que concorreu entre empresas de grande poder financeiro e foi o único agente Sebrae a participar da classificação.
Parabéns ao Sebrae em Rondônia, durante um ano poderá ostentar essa classificação até ser novamente avaliado. O mais interessante é que esta foi a primeira vez que participou desse sistema de avaliação, além de ser uma vitória é uma distinção para todos os seus dirigentes e colaboradores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!