As Compras Compartilhadas pelo Consórcio representam uma ação inovadora e tem como destaque a transparência, uma vez que será auditada pelas unidades de controle das sete unidades da federação
Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, participou do 21º Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central nesta sexta-feira (29), no Porto de Itaqui, em São Luís no Maranhão, onde os chefes do Executivo anunciaram o avanço do projeto Compras Compartilhadas de Medicamentos.
Serão adquiridos, por meio do projeto, 103 tipos de medicamentos no valor de R$ 169 milhões para as unidades da Federação consorciadas, cujos dois primeiros editais foram publicados nesta semana. São medicamentos de alto custo e a compra compartilhada vai gerar economia estimada em 30%. Este primeiro lote de medicamentos deverá ser entregue no início de fevereiro do próximo ano para as respectivas Secretarias de Saúde.
“A finalidade deste encontro é construir diretrizes para trazer desenvolvimento para a nossa região. A publicação do edital de Compras Compartilhadas, representa um avanço importante para a nossa economia com uma significativa redução de custos, aos estados envolvidos, deste mais de cem tipos de medicamentos”, avaliou o governador Marcos Rocha.
Durante o Fórum, os representantes das unidades federativas que integram o Consórcio Brasil Central (BrC) também elegeram o governador do estado do Mato Grosso, Mauro Mendes como novo presidente da autarquia. O presidente tem como função representar e zelar pelos interesses da Autarquia, além de convocar e presidir as reuniões da Assembleia Geral e providenciar o cumprimento das deliberações realizadas durante os encontros.
ECONOMIA
As Compras Compartilhadas pelo Consórcio representam uma ação inovadora e tem como destaque a transparência, uma vez que será auditada pelas unidades de controle das sete unidades da federação. A ação também vai desonerar as secretarias de Saúde, do grande volume de processos decorrentes dos processo licitatórios de compras. O objetivo do BrC é ampliar o projeto de compras Compartilhadas para outras áreas.
PARCERIA COM O BRB
Os governadores do BrC assinaram também um acordo de cooperação com o Banco de Brasília (BRB) para a região do Brasil Central com uma linha de financiamento no valor de R$ 500 milhões. A linha de crédito é voltada para investimentos, construção civil, rural e para empreendedorismo.
POTENCIAL
Juntas as Unidades reunidas no BrC, concentram população de 26,2 milhões de habitantes e ocupam 28,8% do território nacional. No Congresso Nacional conta com uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais. No âmbito das áreas de atuação existem 6 projetos em franco desenvolvimento e que serão entregues ainda este ano.
O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma Associação Pública de natureza autárquica formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Foi o primeiro a ser formado no Brasil em 2015.
A dinâmica de atuação aponta para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional. Atualmente 7 projetos estão em desenvolvimento: compras compartilhadas de medicamentos, turismo integrado, logística/infraestrutura, mercado comum, fomento ao desenvolvimento rural e agronegócio, diversificação da pauta exportadora, aliança municipal pela competitividade.
Também estiveram presentes ao Fórum o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o governador do Maranhão e anfitrião do evento, Flávio Dino; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; e o governador do Tocantins, Mauro Carlesse. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por impossibilidade de agenda não participou da reunião.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!