As crianças e adolescentes do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA) se divertiram com os brinquedos da Lego, no Porto Velho Shopping
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As crianças e adolescentes do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (26). A convite do responsável pelos eventos de marketing do Porto Velho Shopping, Davi Rampazzo, puderam participar do evento LEGO® “Construtores do Amanhã”.
Visando proporcionar ainda mais inclusão, o Movidos pelo Amor inseriu o Espaço Ludicando e o Espaço de Atendimento Pedagógico Especializado (EAPE) para essa interação e diversão. Ao todo participaram do evento 30 crianças.
Segundo a gerente de marketing do Porto Velho Shopping, Taciana Melo este evento não tem idade visando a interação desde a criança ao idoso, o que automaticamente, proporciona a inclusão.
“Quando convidamos uma instituição que trabalha com autistas é porque este evento já tem este olhar para essas crianças que precisam de cuidado, de atenção e de acompanhamento”, destacou.
Para Taciana Melo, o Lego possibilita a coordenação motora, favorece a criatividade, além de ser um brinquedo que não faz barulho, ou seja, sem incomodar as crianças que têm sensibilidade auditiva.
“Fizemos questão de convidá-los, de estarem aqui em primeira mão e queremos que participem outras vezes”, acrescentou.
De acordo com a coordenadora do CMMAA, Marxlene Bezerra Vieira, o fato do Porto Velho Shopping ter essa iniciativa a deixou muito feliz, principalmente por ter esse olhar singular voltado para o autismo e proporcionar às crianças atendidas pela associação, um momento lúdico de inclusão, de interação social, onde pais e filhos podem montar brinquedos juntos.
“Além disso, o Lego estimula a alfabetização, motricidade, raciocínio lógico, matemática, como também a imaginação e criatividade, pois auxilia tanto nos aspectos cognitivos, pedagógicos e de interações sociais, emocionais e afetivas”, encerrou.
Na opinião de Naira Rodrigues, mãe de Fernando de 7 anos, essa atitude do Porto Velho Shopping em oportunizar para as crianças esse momento lúdico é enriquecedora.
“Nossos filhos estão participando de um evento em que podem criar seus brinquedos e desenvolver sua imaginação. Estou muito feliz por nossas crianças com TEA e por poderem se relacionar com crianças, que é a verdadeira inclusão”, afirmou.
Carla Carvalho, mãe do Marcos Vinícius de 7 anos, disse que é gratificante para os pais poderem trazer seus filhos para se divertir e interagir. “Meu filho nem quer sair da bancada. Gostaria que tivesse eventos como esse mais vezes”, salientou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!