EJA: Rede Sesi de Educação em Rondônia vai adotar nova metodologia

O objetivo é promover oportunidade de retomada dos estudos para milhões de brasileiros, é a oferta da EJA nas escolas Sesi-Senai para a Indústria em todos os municípios do estado

EJA: Rede Sesi de Educação em Rondônia vai adotar nova metodologia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A adoção de um currículo inovador, flexível e com aulas semipresenciais, em que se proporciona mais autonomia aos estudantes e reduz-se o tempo de formação. É a proposta da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos), elaborada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), vai otimizar grade horária com base em conhecimentos prévios, tornar o currículo mais conectado à realidade profissional dos alunos e contribuir para reduzir sensivelmente a evasão escolar, que chega a percentuais inaceitáveis na rede pública.

 

O objetivo é promover oportunidade de retomada dos estudos para milhões de brasileiros, é a oferta da EJA nas escolas Sesi-Senai para a Indústria em todos os municípios do estado, a exemplo de Ariquemes; Cacoal; Ji-Paraná; Pimenta Bueno; Porto Velho e Vilhena. Para as Indústrias contribuintes, o curso EJA é gratuito, e será disponibilizado para o “ensino médio”, oportunidade para qualificar funcionários gratuitamente. O EJA pode acontecer, nas escolas Sesi-Senai ou nas dependências das indústrias que aderirem ao programa.

 

“A metodologia vem ao encontro de uma demanda emergente da indústria de elevação da escolaridade”, afirma o coordenador de Educação do Sesi-Senai e IEL-RO, Jair Santiago Coelho. “A missão educacional do Sesi tem como foco a Educação do trabalhador e seus dependentes. No que se refere a educação do trabalhador da indústria, o desafio a que o Sesi se propõe é o da elevação do nível da sua escolaridade, através da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ”, explica.

 

Aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, o método apresenta inovações como a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. O currículo da Nova EJA prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância e é voltado, principalmente, para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. O projeto, realizado com o acompanhamento do Ministério da Educação (MEC).

 

A mudança na metodologia da EJA é considerada a mais inovadora desde que o programa de Educação para Jovens e Adultos foi criado, na década de 1940. A Nova EJA conta, inclusive, com reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS