O BIM Day tem como público alvo profissionais e estudantes da área, órgãos da administração municipal, estadual e federal sediados em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Federação das Indústrias de Rondônia - Sistema Fiero, através do Senai e em parceria com Amazoncad; EtcBrasil; Autodesk, realiza gratuitamente nesta quinta-feira, 25, o evento BIM DAY, a partir das 19 horas, no salão de convenções da Fiero. Neste evento, especialistas vão demonstrar aspectos práticos do BIM (Building Information Modelling, em português Modelagem de Informação da Construção), processo baseado em um modelo inteligente para planejamento, projeto e gestão de construções e infraestrutura.
O BIM Day tem como público alvo profissionais e estudantes da área, órgãos da administração municipal, estadual e federal sediados em Rondônia, especialmente na capital, Porto Velho.
O diretor Comercial e administrador de empresas Luciano Garcia vai abordar o tema ‘Apresentação Autodesk – O futuro de Fazer As Coisas e o Decreto 9.377’. Em seguida, o arquiteto Alexandre Cardoso vai apresentar ‘Implantação do BIM à partir da Autodesk AEC Collection (BIM TRAINING PACK)’. A programação inclui ainda a participação do especialista em Revit, Navisworks, Project e Sisplo, David Silva Pinto, da Autodesk Expert Elite, que vai palestrar sobre o tema’ Orçamento de Obras em Projetos BIM - Revit & Sisplo’.
O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago lembra que o uso do Building Information Modelling (BIM) a partir de 2021 será obrigatório nos projetos e construções brasileiras, especialmente as demandadas pelo setor governamental. Oficializado através da publicação do Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, o Governo Federal querpromover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua difusão no Brasil. “O BIM será requisito para quem está comprando através processo licitatório que todos os projetos venham através do Bim. Isso vai diminuir tempo de projeto, vai aumentar a eficiência e reduzir custos. No que concerne à parte civil, o Senai vai apoiar e capacitar técnicos da área”, afirma.
De acordo com o diretor Comercial, Luciano Garcia, “a Amazoncad fará uma abordagem objetiva sobre as ações emergencias de adoção da nova tecnologia para desenvolvimento de projetos e de como podemos ajudar para a breve implementação do processo Bim a partir da família de softwares para AEC (Archtecture, Engineering e Construction), da qual vários órgãos e entidades da administração pública locais já são usuários”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!