Na época, os moradores lutava pela emancipação da região de Ponta do Abunã
Vídeo abaixo / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A região da Ponta do Abunã é uma área que compreende quatro distritos dentro Do município de Porto Velho, que são: Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema de Rondônia e Nova Califórnia. Nessa faixa de terra existem cadastrados mais de sete mil eleitores, de acordo a Justiça Eleitoral.
Essa comunidade sofre com a sequência de gestões políticas ineficientes para resolverem os graves problemas de infraestrutura e acesso à Saúde e Educação minimamente digna. Na última vez em que decidiram fechar a BR-364, no Km 1042, a comunidade da Ponta do Abunã reivindicava a emancipação dessa faixa de terra.
Durante o conflito, que aconteceu em 2009, agentes da Polícia Rodoviária Federal – PRF, foram obrigados a recuar após não terem sucesso na tentativa de desobstruir a pista, no confronto foram registrados feridos entre policiais e comunidade.
A população conquistou o direito a um plebiscito e garantiu, ao menos na Justiça, o direito de pleitear a independência territorial. Apesar do voto pela separação de Porto Velho ter vencido, não houve apoio do Governo Federal para que a criação do novo município se tornasse realidade. No entanto, nada aconteceu e as condições só pioraram com o passar do tempo.
Hoje, quase dez anos depois a história se repete, mais uma vez a BR-364 está fechada em protesto devido à falta de atenção da Prefeitura da capital para com os moradores da Ponta do Abunã, o imbróglio dessa vez envolve os estudantes, que não iniciaram o ano letivo.
VEJA MAIS:
NERVOSOS - VÍDEO: Clima tenso entre motoristas e manifestantes durante bloqueio da BR-364
Imagens registradas pelo Rondoniaovivo em 2009 mostram como foi o conflito.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!