CHEIA: Rio Madeira atinge 17,30 metros e comerciante fica isolada na Feira do Produtor

A mulher se recusou a deixar o local sem levar o freezer e outros utensílios do pequeno comércio com medo de ser roubada

CHEIA: Rio Madeira atinge 17,30 metros e comerciante fica isolada na Feira do Produtor

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O volume de chuva que vem caindo em Porto Velho (RO) desde o inicio do carnaval até a manhã desta segunda-feira (4), assustou a comunidade e já vem mostrando significantes impactos nas áreas próximas ao rio Madeira, continuamente atingidas nos últimos anos, como a região do bairro Triângulo e distritos ribeirinhos.

 

De acordo com a Delegacia Fluvial de Porto Velho, o rio Madeira, na capital atingiu 17,30 metros em seu nível neste último domingo (3), seguindo o fluxo de continua subida, já que fechou o mês de fevereiro com o registro de 16,81 metros.

 

Localizado em uma dessas áreas afetadas, o espaço onde é realizada diariamente a feira do produtor, foi tomado pela água do rio paralisando as atividades e causando um severo impacto econômico para centenas de produtores e comerciantes ao entorno.

 

A produtora rural Margarida Matias precisou realizar um apelo público para receber o socorro das autoridades competentes, com medo de perder seu freezer, entre outros utensílios que a ajudam na comercialização de frutas e outros alimentos, ela se recusou a sair do local sem o devido transporte de seu patrimônio.

 

Moro na região do Joana D’arc e quero ir para casa, mas não vou deixar minhas coisas aqui. Tenho medo de perder tudo. Acho que não volto a trabalhar na feira do produtor”, afirmou dona Margarida ao repórter William Homem do Tempo, que esteve no local.

 

A recomendação das autoridades é de que em casos semelhantes ao de Dona Margarida a Defesa Civil seja acionada através do telefone 199. Porém, de acordo com a produtora, ela por diversas oportunidades buscou esse serviço sem resposta.

 

Por volta das 10h00, desta segunda-feira (4), um caminhão da Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAGRIC,foi deslocado para retirar Dona Margarida, que retornará para sua comunidade rural. Dona Margarida doou as frutas e verdura que ia vender à Associação Beneficente Lar São Francisco.

 

No final de janeiro desse ano, a Prefeitura de Porto Velho, através da Defesa Civil havia descartado o estado de alerta, fato que já muda de cenário com atual realidade do rio Madeira.

 

Um estudo apontando os indicativos para o volume de água que deverá ser recebido nos próximos 90 dias pelo rio está sendo realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS