FESTEJO: 17ª Brigada de Infantaria de Selva comemora dia da Tomada de Monte Castelo

Em todas as OMDS e OMV, a data foi referenciada em atividades militares com formaturas e palestras

FESTEJO: 17ª Brigada de Infantaria de Selva comemora dia da Tomada de Monte Castelo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 21 de fevereiro de 2019, as Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) e as Organizações Militares Vinculadas (OMV) realizaram formaturas e palestras alusivas à Tomada de Monte Castelo nas diversas guarnições militares da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl).

 

Em todas as OMDS e OMV, a data foi referenciada em atividades militares com formaturas e palestras. Por ocasião das formaturas, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, quando o Comandante do Exército Brasileiro (EB) expressou os feitos heroicos realizados pela Forca Expedicionária Brasileira (FEB), que mostrou ao mundo o valor do combatente verde-oliva, o qual contribuiu para o restabelecimento da paz e da liberdade mundial.

 

Nessa data também foram realizadas palestras para o público interno, com intuito de divulgar as dificuldades e feitos realizados pelos nossos heróis do passado, cerca de 25 mil expedicionários brasileiros que foram enviados para solo europeu, sob o comando do Marechal JOÃO BAPTISTA MASCARENHAS DE MORAES.

 

Ao lado dos países aliados na Europa, como Inglaterra, França e Estados Unidos, os brasileiros lutaram contra os países do eixo, como Alemanha, Itália e o Japão. No dia 21 de fevereiro de 1945, a FEB conquistou a região de Monte Castelo, após horas de um árduo e intenso combate agravado pelo frio, num terreno íngreme e lamacento.

 

Destaca-se a formatura realizada no 2º Pelotão de Fronteira (2º PEF) do Comando de Fronteira Acre/4° Batalhão de Infantaria de Selva (4° BIS), localizado em Assis Brasil, AC, onde se teve uma participação especial do ex-combatente da FEB, o 2º Ten JONATAN CONEGUNDES DE ARAUJO, atualmente com 97 anos de idade.

 

Durante a guerra, a FEB perdeu 468 (quatrocentos e sessenta e oito) Soldados, cujos restos mortais permaneceram no cemitério de Pistóia, na Itália, por muitos anos. Em 1960, suas cinzas foram transferidas para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS