Sintomas: na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus
J. Salomõn – Médico dermatologista / Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O médico dermatologista da Astir, J. Salomõn explica o que é furúnculo. Trata-se de uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso (é uma estrutura dérmica tegumentar que é constituída por três invólucros (ou bainhas) epitelial e é capaz de produzir um pelo. As bainhas rodeiam a raiz do pêlo, na profundidade da pele em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa.
Sintomas
Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.
Tratamentos
O médico ALERTA: Não faça uso da automedicação, ou seja, não tome qualquer tipo de medicamento sem receituário médico, pois pode causar sérios danos à sua saúde, muitas vezes irreversíveis o que pode eventualmente evoluir para óbito, principalmente antibióticos de qualquer natureza em conjunto com antiinflamatórios, cremes entre outros, pontuou.
É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura. Em alguns casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo, mas APENAS médico está apto para realizar.
Prevenção
Investir na higiene pessoal e dos familiares. Limpar e manter as unhas curtas. Nos casos de furúnculos que ficam recidivando, a aplicação de pomadas de antibiótico nas fossas nasais é necessária, visando acabar com as bactérias que ficam alojadas nessa região e, de lá, invadem a pele.
O médico ALERTA: Não se automedique, ou seja, não tome qualquer tipo de medicamento sem receituário médico, pois pode causar sérios danos à sua saúde, muitas vezes irreversíveis o que pode eventualmente evoluir para óbito, principalmente antibióticos de qualquer natureza em conjunto com antiinflamatórios, cremes entre outros, pontuou.
O diretor executivo da Astir, SGT PM Alan Mota informa que o especialista atende as segundas e quartas-feiras a partir das 07h00min horas, por ordem de chegada e as quintas-feiras a partir das 13h00min Horas. Urgências e emergências, o paciente deve ser encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) que trabalha 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem padrão, outros profissionais de saúde de sobreaviso, entre outros serviços peculiares da emergência médica, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!