Inscrições seguem até 31 de dezembro ou conforme o aniversário do beneficiário
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os idosos e deficientes de baixa renda contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até o 31 de dezembro de 2018 para realizarem a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O alerta é da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) de Porto Velho. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), quem não se inscrever até essa data deve cumprir o cronograma estabelecido na portaria, que determina o registro de acordo com a data de aniversário de cada beneficiário ou terá o benefício suspenso.
O cronograma para o beneficiário fazer sua inscrição no CadÚnico é o seguinte: os nascidos nos primeiros três meses do ano têm até 31 de março de 2019 para regularizarem a situação. Caso contrário, o benefício poderá ser suspenso a partir de abril.
De acordo com a portaria, o benefício poderá ser reativado assim que a inscrição for identificada e o beneficiário receberá o valor referente ao período de suspensão. Beneficiários não inscritos serão notificados pela rede bancária sobre as datas limites.
O beneficiário que não realizar a inscrição no Cadastro Único e não entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 30 dias após a data do bloqueio, poderá ter o benefício suspenso.
Para se inscrever, os beneficiários do BPC, no município de Porto Velho, devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Central do CadÚnico, e ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.
Locais para fazer o Cadastro Único
Central do Cadastro Único - Rua Quintino Bocaiúva, nº 1424, Bairro Olaria;
Cras Elizabeth Paranhos – Rua Marechal Deodoro, 1828, Bairro Centro;
Cras Betinho – Rua união, 2103, Bairro São Francisco;
Cras Dona Cotinha – Rua Samaumeira, 3238, Bairro Eletronorte;
Cras Paulo Freyre – Praça CEU, à rua Benedito Inocêncio com Antônio Fraga Moreira, Bairro JK;
Cras Theodoro Cromo – Reassentamento Parque dos Buritis, Via 10, Quadra 08 – Jaci Paraná/Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!