FACILIDADE: Nova tecnologia vai permitir agilidade no processo de aposentadoria

A plataforma já foi apresentada para os Recursos Humanos do governo e já está em uso

FACILIDADE: Nova tecnologia vai permitir agilidade no processo de aposentadoria

Busca em processos físicos dificultavam nas informações para ficha do servidor / Foto: Secom

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Procurar informações em processos físicos já não é uma realidade corriqueira na administração pública do Governo de Rondônia. Desde março de 2017 o Sistema Eletrônico Integrado (Sei) faz com que processos tenham agilidade e facilidade para essa demanda. Outro mecanismo de maior resultado para buscas de informações é o e-Estado, nele, se vê benefícios voltados diretamente para finanças, educação, patrimônio, licitações, recursos humanos, servidores e cidadãos em geral. A plataforma já foi apresentada para os Recursos Humanos do governo e já está em uso.

 

Com documentos dos servidores armazenados em um único sistema, nesse caso no e-Estado, será mais fácil para os RHs das secretarias emitir a Certidão de Tempo de Serviço (CTS). Nessa certidão constam informações de quanto tempo trabalhado, desde férias até licenças. De acordo com Giordani Dos Santos, diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas, o que antes demorava anos para procurar documentos em processos físicos, hoje ocorre com apenas um click.

 

O primeiro passo foi digitalizar todas fichas funcionais, já existia cerca de 20 mil arquivos dentro do sistema, e implantamos mais 12 mil com dados de servidores ativo. O próximo passo foi digitar todas as fichas até o ano de 1990. Um dos principais problemas eram as informações incorretas. As vezes faltava nome da mãe, data de nascimento trocada, e para alterar tudo isso demorava no mínimo uns sete meses. Hoje o responsável pelo RH, faz alteração instantânea e isso gera mais fidelidade para informação” afirma Giordani.

 

O uso desses novos sistemas facilita a absorção de informações do servidor para emissão da CTS. Exemplo disso é o servidor que fez a atualização cadastral no portal do servidor já tem toda informação no e-Estado. Vale lembrar que o a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) não aposenta o servidor, e sim auxilia na prestação de informação para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon) realizar processo de aposentadoria.

 

O Sistema de Recursos Humanos Integrados do Estado de Rondônia foi desenvolvido pela Superintendência do Estado para Resultado (EpR), em parceria com a Segep, Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) a partir do mês de agosto. Para  Hudyson Santos Barbosa, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da EpR, o desenvolvimento dessa ferramenta possibilita o Estado a trabalhar em um único sistema e com mais eficiência. “Além da veracidade das informações, o Estado também reduz custos com o uso de vários sistemas que haviam em cada RH” disse.

 

 

e-Estado

 

É um software livre, que foi adaptado do sistema e-Cidade. Rondônia se tornou o primeiro estado a usar a ferramenta adotada e coordenada pelo Ministério do Planejamento. O objetivo é unificar as informações de forma atualizada de todos os servidores e todas as secretarias.

 

Gerenciado pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Superintendência do Estado para Resultado (EpR). O projeto tende alcançar todas as áreas, não somente de recursos humanos, sendo finanças, patrimônio e licitações. “Com informações no âmbito pessoal de servidores, pretende-se interligar todas as informações até mesmo do Diário Oficial do Estado, resultando na facilidade do servidor para ter acesso a tudo na sua vida funcional”, conta Ricardo Favaro, superintendente da EpR.

 

 

Aposentadoria

 

Para um servidor se aposentar ele precisa ter um quantitativo de tempo de serviço e tempo de contribuição, que há uma diferença para os profissionais da educação que atuam em sala de aula, assim como para policiais. O sistema de cálculos para emissão da Certidão de Tempo de Serviço (CTS), também vai fazer essa conta. Mas essa ferramenta ainda será implantada futuramente. Com um click, hoje a maioria dos servidores ativos que desejar se aposentar pode ter sua CTS instantaneamente.

 

Outra novidade para os servidores é na emissão da Certidão de Tempo de Contribuinte (CTC). Antigamente o servidor esperava no mínimo sete meses para fazer agendamento, hoje a solicitação é feita diretamente na Segep, levando quase 30 dias. Essa é uma medida resolutiva, que já está funcionando e que ainda será implantada informações que ainda estão pendente.

 

Essa ferramenta que facilita o processo na busca de aposentadoria fez com que fosse encerrada a Comissão Temporária Especial, criada para acompanhar e verificar as aposentadorias do Executivo. De acordo com Maico Moreira, gerente de desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), foram avaliadas as dificuldades que existia para buscar documentos e a demora para a conclusão do processo de aposentadoria.

 

Com isso foi feito um diagnóstico e digitalizado todas as informações. Os sistemas que são utilizados pelos RHs fornecem as informações de forma integrada e o resultado torna-se mais rápido”, disse Maico Moreira.

 

O gerente aponta que futuramente o e-Estado estará migrado com todas as informações e documentos governamentais do ambiente material e isso trará beneficio para o servidor como para toda população na facilidade de buscas de informação.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS