Como entender o aumento da tarifa de energia em um Estado que possuí três usina e deveria no entendimento da população reduzir o valor?
Imagem da Usina Hidrelétrica Santo Antônio / Foto: Divulgação/Internet
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A população de Rondônia recebeu um presente de Natal de muito mal gosto: nesta quinta-feira(13/12) mais um aumento no valor das contas de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a Centrais Elétrica de Rondônia(Ceron), hoje privatizada e sob o comando da empresa Energisa, a subir o valor da tarifa para 27,12% para os estabelecimentos comerciais e 24,75% para os consumidores residenciais.
O site Rondoniaovivo compartilha do sentimento de revolta e de indignação dos rondonienses. Na internet estão circulando abaixo-assinados contra mais esse absurdo nas contas de cada morador de nosso estado.
A maior indignação está no fato de Rondônia ser um estado produtor de energia elétrica. O rio Madeira conta com duas usinas hidrelétricas, Jirau e Santo Antônio, que juntas produzem mais de 7.000 Megawatts, suficientes para iluminar todo o estado. Além disso, contamos também com a hidrelétrica de Samuel, que produz 216 MW, instalada no rio Jamari. Com toda essa oferta de energia e Rondônia exportando o que é produzido para outros estados, é difícil entender o motivo de pagarmos uma conta de luz tão alta.
No dia da venda da Ceron para a Energisa, por R$ 50 mil, no mês de novembro, a diretoria da ANEEL comemorando o resultado do leilão da empresa rondoniense informava que haveria uma redução nos valores das tarifas de 1,75%.
Entidades sindicais alertavam do contrário, no entanto, foram votos vencidos e a população, mais uma vez, engoliu o discurso fácil de que na iniciativa privada teríamos tarifas mais baratas e melhora nos serviços prestados pela Ceron.
Esse aumento, a primeira paulada no lombo do rondoniense dada pela Energisa, mostrou que o canto da sereia deu certo. Hoje, vários políticos estaduais estão se manifestando contra o aumento, dizendo que é um absurdo e inadmissível. A pergunta é: onde estavam essas lideranças políticas quando houve a privatização da Ceron?
A indignação deles é bem vinda, agora fingir que não sabiam e que estão surpresos com os novos valores das tarifas de energia impostas pela Energisa é, no mínimo, achar que o povo é bobo. Talvez não seja possível, mas seria de bom tamanho que nossas autoridades procurassem se informar sobre todo esse processo de privatização e lutassem pela suspensão do aumento das tarifas. A população agradeceria!
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!