A campanha beneficiou 120 pessoas da comunidade
Foto: Secom TRT14
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Justiça do Trabalho da 14ª Região participou no dia 30 de outubro da campanha "#Chega de Trabalho Infantil", na Escola Municipal João Afro Vieira, localizada na Vila Princesa, próximo ao Lixão Municipal, em Porto Velho/RO. A campanha beneficiou 120 pessoas da comunidade. O local é conhecido por abrigar cerca de 400 famílias que vivem da coleta de lixo da capital.
A Ação foi coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti/RO) e contou com a participação de entidades públicas e privadas. "#Chega de Trabalho Infantil", é um movimento de conscientização promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para dar um basta no trabalho infantil.
Durante o evento a Justiça do Trabalho distribuiu Gibis da Turma da Mônica que alertam, de forma didática, sobre o perigo do trabalho infantil, além de kits composto por caderno, quebra-cabeça, jogo de memória e cartilhas.
A representante do Fepeti/RO, Carmelita Domingues, ressaltou a importância de se discutir o trabalho infantil na comunidade. "Essa é uma realidade muito presente aqui na Vila Princesa, por isso que estamos fazendo um esforço para tirar os adolescentes do trabalho, através da aplicação da Lei Aprendiz Legal".
A evasão das crianças da escolas é uma realidade local, afirmou a diretora da Escola, Jaquelene Costa. "99% dos alunos trabalham, alguns abandonam a escola e outros trabalham de madrugada no lixão, vindo para a escola sem nenhuma capacidade de rendimento", explicou.
"Uma criança quase foi morta um dia desses por causa de um trator que não a viu. Não há nenhuma segurança nesse trabalho, e isso cria um ciclo, em que as crianças estudam apenas até o quinto ano do ensino fundamental e depois precisam escolher se vão para Porto Velho continuar os estudos ou se trabalham com os pais", ressaltou a diretora.
Além da Justiça do Trabalho e do Fepeti, participaram das atividades a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), MPT, Comitê de Adolescentes e Jovens pela Erradicação do Trabalho Infantil/RO (Ceapeti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), IV Conselho Tutelar, Instituto Chance, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!