Em Porto Velho o ILZB passou a atuar nesse ano, participando das ações do Dia Mundial da Limpeza, e com o objetivo futuro de atuar no encontro de melhores soluções para a problemática dos resíduos no município
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com grande honra apresentamos-lhe o Instituto Lixo Zero (ILZB), que é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil e tem como missão: articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade. Fundado em 2010, o instituto representa no Brasil a Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. Dentre as muitas atividades já realizadas pelo instituto destacam-se a criação do Programa Municipal de Gestão Integrada e mobilização social para implantação da metodologia lixo zero.
Em Porto Velho o ILZB passou a atuar nesse ano, participando das ações do Dia Mundial da Limpeza, e com o objetivo futuro de atuar no encontro de melhores soluções para a problemática dos resíduos no município.
O ILZB vem, através deste, solicitar o apoio da prefeitura como parceira no evento “Semana Lixo Zero” que acontecerá em mais de 50 cidades do Brasil, entre os dias 19 e 28 de outubro. Essa “Semana” é uma Plataforma de Mobilização Social por Nicho, evento realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil desde 2010, o objetivo principal é empoderar a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidades às boas práticas relacionadas à causa. Segundo a ZWIA Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.
A Semana tem comitê organizador que articula ações para serem executadas simultaneamente em todas as cidades participantes, criando uma semana nacional de discussão, mobilização e empoderamento. Nela, convidamos a sociedade a se organizar em nichos (grupos com os mesmos interesses, formação, localidade, etc.), para discutir sobre o Consumo e a Responsabilidade Sobre os Resíduos provenientes desse consumo. O evento pretende levar a público as melhores práticas com as melhores estratégias em gestão de resíduos, ele será composto de painéis, mesas redondas, oficinas, exposições artísticas, entre outras atividades. Oportunizando assim o intercâmbio de conhecimentos e experiências, bem como a abordagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com discussões e apresentações de soluções para a gestão de resíduos.
Programação do evento:
HOJE
Oficina “Esculturas de Papel, Embalagens e PET – Salvando a Natureza com Arte”
Oficina ministrada pelo artista plástico João Zoghbi.
Data: 25/10/2018 das 14h às 18 horas
Local: Museu da Memória Rondoniense, das 14 às 18 horas
Público-alvo: crianças de 07 a 12 anos (sendo permitido público de até 16 anos, no caso da existência de vagas)
Crianças, tragam suas canecas para beber água e suco!
Tragam também duas garrafas PET de um a dois litros para utilizar na oficina.
Evento gratuito!
Inscrições pelo link:
https://goo.gl/forms/2ThTUJKfjk3ULBTm2
SEXTA-FEIRA (26/10)
Seminário “Lixo Zero É Uma Atitude Cidadã”
Dia 26 de outubro das 08h às 17 horas
Local: Auditório do IBAMA, Av. Governador Jorge Teixeira, 3559, Bairro Costa e Silva, Porto Velho – Rondônia
Público-alvo: Evento aberto, todos estão convidados
Evento gratuito, com certificado de participação.
Inscrições pelo link:
https://goo.gl/forms/fUrURfoaNACXy1AI3
SÁBADO (27/10)
Vivência em Bioconstrução
Data: 27 de outubro, das 7h30 às 11 horas
Local: Jerusalém da Amazônia, BR 364, Km 13, Porto Velho – Rondônia
“Roda de Conversa sobre Bioconstrução”
Com Luana Lopes jornalista e idealizadora do projeto Terra Cura e a arquiteta Regina Morão.
Bioconstrução…inspiração da natureza, redução de impacto ambiental e resíduos, reaproveitamento de materiais…
“Pratica em Bioconstrução”
Vamos por a mão na massa, ou melhor a mão na terra!!
Recomendações: Protetor solar, chapéu ou boné, roupas especiais para o colorido da terra… Traga um lanche e uma garrafinha de água!
Evento gratuito!
Inscrições pelo link:
https://goo.gl/forms/5N3nfF8HgyypDh4W2
Com certificado de participação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!