FACILIDADE: Unir não vai mais exigir 'carta de aceite do orientador' para inscrição em pós-graduação

Mudança ocorreu após recomendação do Ministério Público Federal

FACILIDADE: Unir não vai mais exigir 'carta de aceite do orientador' para inscrição em pós-graduação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) acatou uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e não vai mais exigir que os candidatos dos cursos de pós-graduação apresentem 'carta de aceite do orientador' como um dos documentos necessários para realizar a inscrição nas seleções de mestrado ou doutorado.

 

Na recomendação, o MPF expôs que a exigência da 'carta de aceite do orientador' dificulta o acesso de candidatos, principalmente os que são de outros lugares do país que não têm contato prévio com os professores orientadores da pós-graduação. Para o MPF, a exigência da 'carta de aceite' para realizar a inscrição é uma “inversão indevida na ordem cronológica do certame” porque impede que a comissão julgadora analise o projeto de pesquisa, o curriculum lattes e os resultados das provas de conteúdo, oral e de língua estrangeira dos interessados em cursar a pós-graduação. O órgão ressaltou na recomendação que a ordem das etapas do concurso tem por finalidade selecionar os melhores candidatos.

 

O MPF tem recebido “crescente número de representações (reclamações) que apontam falhas administrativas durante a realização dos certames da Universidade”. Na seleção para mestrado ou doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente em 2017 constou a exigência de 'carta de aceite do orientador' como um dos documentos necessários para a realizar inscrição no concurso.

 

Em resposta à recomendação do MPF, a Unir informou que nos próximos editais de seleção dos cursos em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e também nos demais cursos de pós-graduação não haverá mais a exigência da apresentação de 'carta de aceite' no ato da inscrição preliminar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS