O setor do comércio corresponde a quase 25% do PIB nacional
Foto: Assessoria Fecomércio
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente Raniery Coelho, diretores, conselheiros e representantes da Fecomércio-RO participaram na tarde da última quarta-feira 19.09, na Sala de Reuniões da federação de um ciclo de palestras e treinamentos sobre a importância da representatividade no sistema Fecomércio para o fortalecimento da defesa e garantia dos interesses empresariais no setor terciário.
Os temas das palestras foram “Representação: O instrumento de influência nas Políticas Públicas”, proferida por Wany Pasquarelli, Chefe da Assessoria de Gestão das Representações da CNC, e “Conduta do representante no sistema CNC-Sesc-Senac”, proferida pelo Especialista Técnico da CNC, Cristiano Costa.
Segundo Wany, o setor do comércio corresponde a quase 25% do PIB nacional, além de ser responsável por mais de 25 milhões de empregos formais no País. Para ela, os representantes precisam ser sensibilizados da importância desse trabalho e, sobretudo, do tamanho desse sistema que é composto por mais de mil entidades sindicais patronais de todo o Brasil, incluindo sindicatos e federações.
“O que significa, de fato, representar e o que faz de um indivíduo ou de uma organização um representante legítimo? Essas e outras indagações são muito importante para que possamos ter uma noção mais exata sobre o assunto. O trabalho da representação é um processo complexo, multidisciplinar e de grande importância, que demanda uma organização ampla e profunda de todos os detalhes envolvidos e, principalmente, dos desafios que se apresentam”, disse Wany.
O segundo palestrante, Cristiano Costa falou sobre a necessidade de os representantes participarem de uma capacitação contínua e atualizada sobre os temas e áreas em que atuam e apresentou o perfil e atuação do representante, as habilidades e a conduta na defesa dos interesses empresariais. Ressaltou que a CNC, Fecomércio Rondônia e sindicatos têm a representação legal pela força da lei, ou seja, a legalidade de representar o setor. “E devem fazer este trabalho da melhor forma possível, daí ser essencial a boa qualidade de nossas representações”, ressaltou.
Ao fechar a programação, o presidente Raniery Coelho agradeceu pela vinda dos técnicos da CNC e reiterou aos presentes que façam do treinamento, uma cartilha diária, sobretudo, na defesa do Sistema Fecomércio-RO, mostrando sua importância para o desenvolvimento social, político e econômico do Estado e do País.
“A representação é um mecanismo de ação política útil e poderoso. Nosso quadro representativo no Sistema tem aumentado muito nos últimos anos, o que denota a importância e o respeito que possuímos perante a Sociedade Civil. Precisamos estar preparados para atuar e defender os interesses do empresário e do Sistema junto a essas instâncias de Representação”, finalizou Raniery.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!