O especialista fala que atende de segunda às sextas-feiras no ambulatório, das 10h00min às 12h00min
Foto: Assessoria Astir
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O médico pediatra e neonatalogista, Sérgio Freitas, informa as mamães suas especialidades.
Sérgio diz que seus pacientes são bebê, de 0 a 6 meses (consultas mensais) e de 6 meses a 1 ano (consultas bi mestrais) como também crianças acima dessa idade.
Puericultura: A atenção integral à saúde das crianças
Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.
Nas consultas periódicas, o pediatra observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clínico. Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mais freqüentes. Em cada consulta o pediatra vai pedir informações de como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca condições de higiene, seu cotidiano.
O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens devem ter seu crescimento e seu desenvolvimento avaliado. Crescimento é o ganho de peso e altura, um fenômeno quantitativo, que termina ao final da adolescência. Por outro lado, o desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo.
Ainda de acordo com o médico, durante os seis primeiros meses de vida o bebê deve ser amamentado pela mamãe, não se deve oferecer água, chás, sucos e outros, orienta.
Pediatria
A pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até a adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.
O especialista fala que atende de segunda às sextas-feiras no ambulatório, das 10h00min às 12h00min horas por ordem de chegada, sendo que urgências e emergências são atendidas no Serviço de pronto Atendimento, caso seja necessário vou até o SPA, disse o Médico.
O vice-diretor executivo da Astir, Subtenente PM Mauro Seibert comenta que esta especialidade médica é muito relevante no contexto ambulatório. “Tem contribuído em alto grau com a saúde de nossos pequenos associados”, concluiu Seibert.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!