No geral, 35% consideram que o prefeito tucano tem uma gestão "regular" e a maioria decide voto em debate eleitoral
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A pesquisa IBOPE divulgada esta semana com números ao governo e Senado também ouviu os entrevistados sobre a gestão dos prefeitos. O da capital, Hildon Chaves, eleito em 2016 como “grande novidade” é considerado pela maioria dos entrevistados (35%) como “regular”. Entre os eleitores do candidato Expedito Júnior (PSDB), esse número sobe para 38%.
Também entre os eleitores de Expedito Júnior, 15% consideram a gestão de Hildon “péssima”, e 10% “ruim”. O número aumenta entre os eleitores de Acir Gurgacz, 19% consideram a gestão “péssima” e 12% “ruim”. Já os eleitores de Maurão de Carvalho, candidato do MDB classificam a gestão tucana na capital como “péssima”, 21%, “ruim” 8%, e “regular” 32%.
Hildon Chaves vem sendo “escondido” pela campanha de Expedito Júnior, que evita ter sua imagem associada ao prefeito. Hildon foi eleito em 2016 com uma grande expectativa por parte da população da capital, mas não conseguiu atender os anseios do eleitorado. O prefeito era campeão de popularidade nas redes sociais e atualmente vem tendo dificuldades em convencer a população de que pode dar a volta por cima.
Outros números
O Ibope também mostrou que entre os entrevistados que se declararam evangélicos e católicos, a orientação de lideranças religiosas pesa muito pouco na hora de decidir o voto. Entre os evangélicos, apenas 8% disseram que se informam sobre candidaturas com essas lideranças; já entre os católicos, esse número cai para 2%. Porém, ambos segmentos afirmaram que os debates ainda são determinantes para definir o voto. Entre os evangélicos 34% declararam que decidem ao assistir o desempenho dos candidatos no debate, e os católicos são 30%. Nos demais segmentos (etnia e renda familiar) os números foram parecidos, porém, quem declarou ter renda superior a 5 salários mínimos, aposta ainda mais no debate, são 42%.
Sobre a pesquisa
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!