INOVAÇÃO: Senai lança os conceitos da Indústria 4.0 em Rondônia

O debate mediado pelo gerente mostrou que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes

INOVAÇÃO: Senai lança os conceitos da Indústria 4.0 em Rondônia

Foto: Assessoria Fiero

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aberto ao público, que lotou o salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho, o evento Desvendando a Indústria 4.0 realizado pelo Sistema Fiero  e seu braços operacionais Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), nesta quarta-feira, 12, incluiu palestra sobre o tema, ministrado  pelo gerente do Centro de Tecnologia Sesi-Senai do Distrito Industrial, Gideoni Oliveira,  além de debate com a participação de representantes de empresas locais, dentre elas, Votorantim; Porto Lâminas e Grupo Rovema.

 

O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai, Alex Santiago, classificou o evento como o primeiro passo para desmistificar a ideia de que a Indústria 4.0 é algo complexo. “A rigor apresentamos conceitos simples e soluções que vão ao encontro da necessidade do empresário para adaptar seu processo produtivo a um modelo mais eficaz. Para fortalecer ainda mais a proposta, o Sistema Fiero vai realizar através do Sesi e Senai, uma série de eventos voltados para o atendimento do setor industrial no diz respeito a Indústria 4.0”, comentou.

 

O diretor acrescenta ainda que o encontro ultrapassa o conceito de formação e informação, posto que serão ofertadas sistematicamente aos empresários rondonienses o desenvolvimento de soluções tecnológicas para aumento eficiente e eficaz da produtividade industrial.

 

De acordo com Gideoni Oliveira, a indústria 4.0, como é conhecida a integração do mundo físico e virtual através de tecnologias digitais, vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho. O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também pode aumentar a produtividade das empresas.

 

Gideoni assegurou que os objetivos foram alcançados. O público interessado e a interação com os debatedores comprovam a necessidade do debate e a relevância do tema Indústria 4.0”, garante o articulador.

 

O debate mediado pelo gerente mostrou que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes. “Empresas de todo o mundo estão iniciando esse processo. A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia Gideoni Oliveira.

 

O líder de manutenção mecânica da Votorantim-Porto Velho, Tiago Pereira dos Santos -, formado pelo Senai em 2014, foi um dos participantes do debate. “A Votorantim conta com alguns projetos para incluir a plataforma 4.0 nas fábricas do grupo. E a de Porto Velho também está no mesmo caminho. Viemos contribuir com a nossa experiência. Neste evento sobre a Indústria 4.0, em meu ponto de vista, um movimento que vai contribuir para a melhoria do processo produtivo e diminuição dos custos. Na fábrica da Votorantim em Cuiabá, o Grupo já iniciou o projeto piloto na área da manutenção”, disse.

 

Com perspectivas e realidades singulares, os debatedores representantes das empresas Porto Lâminas; Grupo Rovema e Votorantim citaram os distintos percursos utilizados pelas respectivas empresas em direção à digitalização promovida pela Indústria 4.0. Eles foram unânimes em destacar a importância da iniciativa do Senai, realçando que todo investimento em tecnologia é fundamental. O mercado está em busca de melhores profissionais e a tecnologia e a inovação da Indústria 4.0 vai ao encontro das novas necessidades das indústrias que estão trabalhando para otimizar a produção.

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS