CARBONIZAÇÃO: O que pode ser 'reciclado' vai virar carvão

Usina de queima de lixo deve provocar desemprego para catadores

CARBONIZAÇÃO: O que pode ser 'reciclado' vai virar carvão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A empresa proprietária da usina de queima de lixo, instalada no distrito do Riozinho (12km de Cacoal), na tentativa de expor os benefícios da obra para a comunidade, diz que o processo não será de incineração, e sim o de 'Carbonização'.

 


Marcos Rodrigues, presidente da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Cacoal (Coopcatar), afirma que "todo o material reciclável no município seria simplesmente queimado na usina".

 


Com a usina sendo implantada os grandes prejudicados pelo funcionamento serão, as famílias de catadores de recicláveis.

 


Para Marcos, isso poderá inviabilizar o trabalho dos catadores, provocando desemprego para 40 famílias locais.


O presidente da Coopercatar lembra que os cooperados fazem a seleção e reciclagem em média de 80 a 100 toneladas de materiais por mês, especialmente de plásticos e papelão.

 


Ou seja, do ponto de vista social, a usina vai afetar a vida de trabalhadores, em número bem maior do que a quantidade de empregos que a empresa acredita que irá gerar, que é 30 contratações.

 


É importante ressaltar que o processo de ‘carbonização’ também conhecido como Pirolise, ainda não foi comprovado sua eficiência e não há legislação vigente no país que garanta o funcionamento da atividade e os riscos que podem ser causados ao meio ambiente e a saúde humana.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS