ASTIR: Médico cardiologista explica sobre risco cirúrgico

Estes exames são realizados em jejum (sangue) e 72 horas que antecedem a cirurgia, é o que informa o médico Couri.

ASTIR: Médico cardiologista explica sobre risco cirúrgico

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O médico cardiologista, J.C.Couri explica que o risco cirúrgico é uma avaliação pré-cirúrgica e de aporte importante ao profissional médico cirurgião, e que inclui os exames de:

 

 

Eletrocardiograma (ECG), hemograma completo, Creatinina, Glicemia, coagulograma, exame clínico do paciente em consultório onde são realizados os exames de Pressão Arterial, ausculta no coração e pulmão, perguntas diversas sobre os hábitos alimentares, alergia a alguns fármacos, entre outros.

 

 

Estes exames são realizados em jejum (sangue) e 72 horas que antecedem a cirurgia, é o que informa o médico Couri.

 

 

Outros exames podem ser solicitados, dependendo do porte da cirurgia (média e alta complexidade) e pacientes com histórias de acidente vascular cerebral (AVC - conhecido como derrame), infarto agudo do miocárdio, diabetes, hipertensão arterial severa, uso contínuo de medicamentos, entre outros.

 

 

O cardiologista, Dr. J.C.Couri fala da importância dos exames e a avaliação do risco cirúrgico, que é uma prevenção necessária, do menor ao maior procedimento, antecipando assim o menor risco possível ao paciente, pois todo e qualquer procedimento cirúrgico só é realizado quando o paciente se encontra em condições clinicas favoráveis para ter um pós-operatório adequado e mais célere.

 

 

O sucesso da cirurgia começa com o exame e avaliação de risco cirúrgico correto, disse Couri.

 

 

O CB PM Alan Mota, diretor executivo da Astir relata que o cardiologista atende as segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 09h00min horas (em média 15) pacientes, por agendamento, porém em caso de urgência e emergência o associado deve ser encaminhado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) que funciona 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem, medicamentos para situações que expiram cuidados, carrinho de emergência, aparelho de eletrocardiograma, exame de troponia-t (O exame de troponina é feito para avaliar a quantidade das proteínas troponina T e troponina I no sangue, que são liberadas quando existe lesão no músculo do coração, como quando acontece um infarto, por exemplo, raios-x, entre outros, de acordo com a gestora de enfermagem Daniele. “Caso o médico plantonista entender que deva o paciente será encaminhado a Hospital de referência conveniado com a Astir de ambulância UTI/semi UTI,  UR ou carro de apoio, quer seja a decisão é do médico, finalizou  Alan Mota.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS