A nova função possibilita a realização de exames dos demais pilotos em suas Licenças e Habilitações de Instrutor de Vôo de Helicópteros (INVH), de Aeronaves Monoturbina (HMNT) e de Aeronaves de Motor Convencional (HMNC),
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Piloto do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), tenente coronel PM Carlos Lopes Silva, foi aprovado e credenciado pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) para exercer a função de Examinador.
A nova função possibilita a realização de exames dos demais pilotos em suas Licenças e Habilitações de Instrutor de Vôo de Helicópteros (INVH), de Aeronaves Monoturbina (HMNT) e de Aeronaves de Motor Convencional (HMNC), sendo o primeiro piloto de helicóptero com este credenciamento no Estado de Rondônia.
O credenciamento está previsto em Instrução Suplementar da ANAC (IS Nº 00-002), que estabelece padrões de exames de proficiência de pilotos e o seu objetivo é estabelecer os procedimentos administrativos e padrões técnicos aplicáveis aos exames de proficiência para concessão e revalidação de licenças, habilitações e certificados de pilotos.
No exercício de suas atividades, a responsabilidade primária dos examinadores é zelar pela segurança do sistema de aviação civil brasileiro. A realização dos exames de proficiência é uma atividade de grande importância para a segurança e qualidade do sistema de aviação. Por isso, o examinador deve agir com profissionalismo, alto nível de conhecimento e absoluta convicção da importância de sua função, para que saiba manter sua integridade técnica mesmo em face de pressões em contrário.
A ANAC requer que os examinadores mantenham padrões exemplares de profissionalismo, integridade e ética; exerçam com diligência suas atribuições de acordo com a legislação; avaliem adequadamente os candidatos; promovam na aviação uma cultura de constante estudo, pesquisa e capacitação; realizem adequadamente e no prazo previsto todos os procedimentos administrativos aplicáveis aos exames que conduzirem; e relatem com detalhamento e precisão os resultados dos exames que conduzirem, a fim de auxiliar a ANAC a monitorar os padrões de segurança da comunidade de pilotos.
O Estado de Rondônia possui quinze pilotos de helicóptero na aviação de segurança pública, onde todos poderão ser avaliados e terem as suas licenças e habilitações revalidadas no Estado, sem a necessidade de se deslocarem para outros Estados da Federação, com isso trazendo agilidade no processo e economia para os cofres públicos.
Ao atuar como Examinador Credenciado, o TEN CEL PM LOPES assume uma posição de destaque na comunidade de aviação, e torna-se capaz de influenciar positivamente a habilidade, os conhecimentos, comportamentos e atitudes dos demais pilotos.
“São dez anos dedicados a aviação de segurança pública, com aproximadamente duas mil horas de vôo, comandante de aeronave e instrutor de vôo, quero aqui agradecer a Deus, a minha família, aos meus amigos do NOA/SESDEC e ao Estado de Rondônia, por mais esta importante conquista profissional”, disse o Examinador tenente coronel PM Carlos Lopes Silva.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!