estinado a 60 participantes, o evento contará com palestras de Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e do mestre em Desenvolvimento Regional e Meio AmbienteIremar Ferreira.
Foto: Secom - TJRO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O mestrado profissional interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), oferecido em parceria entre a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), promove no próximo dia 13 de junho (quarta-feira), das 14h às 22h, o seminário acadêmico “Direitos Humanos e populações tradicionais, periféricas e pauperizadas nos contextos das novas ordens globalizadas”. Destinado a 60 participantes, o evento contará com palestras de Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e do mestre em Desenvolvimento Regional e Meio AmbienteIremar Ferreira.
O objetivo do seminário é comparar e documentar as relações socioambientais e os direitos humanos das populações tradicionais, periféricas e pauperizadas da área do rio Madeira, em Porto Velho, a partir da reflexão sobre a reorganização dos espaços de vida e moradia dessas populações e dos grandes impactos socioambientais decorridos do desmoronamento das margens do rio Madeira em 2012 e da enchente do mesmo rio em 2014.
A ação será realizada no auditório da Emeron em Porto Velho (rua Tabajara, 834, Olaria) e tem como público-alvo os mestrandos das duas turmas do DHJUS, acadêmicos da Emeron e da Unir, e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Programação
Iniciando a programação, às 14h30, o Doutor em ciências biológicas pela Universidade de Michigan – Ann Arbor (EUA), Philip Fearnside, ministrará palestra de mesmo nome do seminário. Em seguida, o coordenador do evento e professor do DHJUS Marco Antônio Domingues Teixeira mediará uma mesa de debates entre o palestrante e oEducador Popular Iremar Antônio Ferreira.
A partir das 16h30, trabalhos e comunicações com temática socioambiental serão apresentados pelos acadêmicos do DHJUS, de outras instituições e grupos de pesquisa, com a finalidade de organizar uma publicação temática específica.
Às 19h, Marco Teixeira abrirá a mesa-redonda programada para a noite, com a exposição “A Construção Sociocultural da pobreza nas Sociedades Periféricas do Ocidente”. A seguir, Iremar Ferreira abordará o tema “As transformações do modo de vida das populações tradicionais ribeirinhas do Madeira: de comunidades a periféricos e da autossuficiência à vulnerabilização”. Finalizando as exposições, Dr. Philip tratará sobre “Hidrelétricas na Amazônia e conflitos com as populações tradicionais: expulsões e pauperizações”.
O seminário será encerrado com a apresentação do documentário e debate sobre a obra.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!