CONSCIENTIZAÇÃO: Combate ao trabalho infantil rural será difundido pelo TRT na 7ª Rondônia Rural Show

Uma equipe composta por servidores e juízes, estará presente no evento com objetivo de esclarecer sobre as condições de vulnerabilidade dos meninos e meninas

CONSCIENTIZAÇÃO: Combate ao trabalho infantil rural será difundido pelo TRT na 7ª Rondônia Rural Show

Foto: Comunicação- TRT- RO/AC

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Justiça do Trabalho através do Fórum e Varas do Trabalho de Ji-Paraná, participará da 7ª Edição da Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócios da região norte, que inicia nesta quarta-feira (23/5) e encerra no sábado, com campanha de conscientização de combate ao trabalho infantil rural.

 

Uma equipe composta por servidores e juízes, estará presente no evento com objetivo de esclarecer sobre as condições de vulnerabilidade dos meninos e meninas e dos agentes agressivos que atingem essas crianças no campo que são:  vida precária, com alimentação e moradia inadequadas, e situações de riscos psicológicos, sociais, físicos, químicos e biológicos.

 

Serão distribuídas cartilhas pedagógicas que questiona sobre o trabalho infantil rural com dados de Rondônia, esclarecendo os riscos que ele traz para a saúde e desenvolvimento da criança e do adolescente.

 

 

Trabalho infantil rural

 

O trabalho infantil rural, assim como os outros tipos de trabalho infantil, rouba das crianças sonhos e a oportunidade de um futuro melhor. São filhos e filhas de pequenos produtores rurais que, por falta de dinheiro, são empregados em locais perigosos e insalubres, ganhando salários baixíssimos para subsistência.

 

Muitos pais que são produtores rurais ensinam seus filhos desde pequenos a trabalhar na lavoura, porém, isso também configura trabalho infantil de risco, já que não há equipamento de segurança necessário e muitas vezes, não há formação metodológica e/ou proteção de acidentes de trabalho.

 

O menor de idade só pode trabalhar na lavoura na condição de aprendiz, seguindo os parâmetros do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e da Constituição: maior de 14 anos, matriculado e frequentando a escola. 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS