Governo destina quase R$ 7 milhões para internacionalização do aeroporto Jorge Teixeira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em dezembro do ano passado o Conder – Conselho de Desenvolvimento de Rondônia, aprovou o valor de R$ 6.830.956,00 para o alfandegamento de passageiros e cargas do Aeroporto Jorge Teixeira na capital rondoniense, e a previsão é que no segundo semestre deste ano o aeroporto já esteja operando segundo as normas para disponibilizar voos internacionais.
Agora com a internacionalização, os passageiros não vão mais precisar ir em busca de aeroportos em outros Estados para poder embarcar em viagens internacionais, a iniciativa melhora muito a vida dos rondonienses como explica a passageira Pedrina Becker, moradora de Vilhena que estava indo para Manaus, “Muitas pessoas têm que viajar para fora para conseguir um voo, se tem ele aqui, vai de boa, é muito bom, tudo que vem para melhorar é muito bom”.
Fica a cargo do DER – Departamento de Estradas, Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos, fiscalizar os aeroportos gerenciados pelo governo do Estado, onde já está executando os procedimentos necessários em parceria com a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, para que o alfandegamento seja uma realidade.
Até agora duas empresas bolivianas já mostraram interesse em operar em Porto Velho.
Já a Fecomércio solicitou junto ao governo do Estado a internacionalização do aeroporto que segundo o vice-presidente Gladstone Frota explica é de extrema importância para a região “É uma bandeira da Fecomércio, a gente vem trabalhando há muito tempo e temos observado o avanço. Existe a necessidade desse aeroporto hoje ser internacionalizado, e o governo está empenhado agora, na situação da verba que foi liberada através do Conder. Há de convir que temos aqui hoje mais de cinco mil estudantes que fazem o translado que passa direto para São Paulo para chegar em Porto Velho. Além do mais, temos a questão da importação de cargas que é muito importante aqui para o nosso aeroporto”.
Em dezembro do ano passado o ministro dos transportes, Maurício Quintella, esteve em Porto Velho e assinou um termo de compromisso para recursos destinados à melhoria na infraestrutura dos aeroportos de Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná, e o governo já autorizou a licitação para o início das obras.
Com a internacionalização o aeroporto Jorge Teixeira passa a contar com a Receita Federal, Polícia Federal e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vai atuar no aeroporto conforme determina a legislação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!