PEDIATRIA: Médica especialista da Astir fala sobre patologias sazonais

A médica pediatra, Kátia Bastos fala sobre as patologias sazonais que mais acometem as crianças.

PEDIATRIA: Médica especialista da Astir fala sobre patologias sazonais

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ela explica que está chegando ao fim o inverno Amazônico (chuvas) e se aproxima o verão (seca) e várias doenças tem sido diagnosticadas em seu consultório.

 

Resfriados

 

O resfriado é uma infecção das vias aéreas superiores, essa acomete o nariz e a garganta, manifesta-se com coriza, mal-estar, comumente não há febre, ou febre pouco intensa.



O resfriado pode permanecer alguns dias ou semanas. Numerosos vírus podem ocasionar o resfriado, sendo os tipos mais comuns, os rinovírus, os coronavírus, parainfluenza. O vírus destrói o revestimento interno das vias respiratórias.

 

O resfriado pode ser transmitido de pessoa a pessoa, através das gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou falar.



Os sintomas são: coriza, obstrução nasal, diminuição do olfato e do paladar, espirros, tosse, garganta inflamada, rouquidão, dor de cabeça e dor no corpo.



Como não existe antibiótico efetivo contra os vírus, o tratamento propõe atenuar os sintomas, oferecendo condições para a recuperação, como tomar muito líquido, fazer gargarejos com água morna, repouso, usar roupas leves.

 

 

Diarréia por rotavirus

 

O rotavírus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos que são antigêncios diferentes, mas da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarréia - que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.

 

Transmissão

 

A transmissão pode ser fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

 

Prevenção

 

As principais medidas para evitar a rotavirose é a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro. Além disso, ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada é fundamental.

 

Bronquite

 

A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.

 

A versão aguda atinge especialmente crianças e idosos, que estão mais suscetíveis ao ataque de vírus e bactérias — em algumas situações, ela é conseqüência de uma gripe, por exemplo. Pessoas alérgicas também estão no grupo de risco quando entram em contato com substâncias irritantes, como ácaro, pólen, poeira doméstica e fumaça.

 

No quadro crônico enquadram-se alguns portadores de asma e indivíduos com a doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC, fortemente associada ao cigarro. Ela seria a união entre a bronquite e o chamado enfisema pulmonar. Caso haja fumante na casa a criança poderá se tornar fumante passiva e complicar o  quadro de doenças pulmonares e outras, disse a pediatra.

 

Crises de asma

 

Durante uma crise de asma surgem sintomas preocupantes, como lábios roxos, chiado no peito e intensa dificuldade para respirar. Dessa forma, a pessoa que está sofrendo a crise pode ficar muito preocupada, agravando os sintomas.

 

Assim, para fazer os primeiros socorros adequados nestes casos é recomendado que:

 

1. Acalme a pessoa que está com a crise de asma e ajude-a a sentar-se numa posição confortável;

 

2. Peça para que a pessoa se incline ligeiramente para frente, colocando os cotovelos repousados nas costas de uma cadeira, se possível, para facilitar a respiração;

 

3. Verifique se a pessoa possui algum remédio para asma, ou bombinha, e dê-lhe o medicamento;

 

4. Chame uma ambulância rapidamente, ligando para o 192, caso a pessoa deixe de respirar ou não possua uma bombinha por perto;

 

5. No caso de a criança desmaiar e não estiver respirando, deve iniciar a massagem cardíaca para manter o coração funcionando e ajudar a salvar a vida da pessoa.

 

Nos casos em que não existe uma bombinha de asma por perto, é aconselhado ficar parado na mesma posição até a chegada da ajuda médica, para que o corpo não gaste rapidamente o pouco oxigênio que está entrando nos pulmões.

 

O vice-diretor executivo da Astir, Subtenente Mauro Seibert diz que é importante socorrer a criança o mais rápido possível a uma unidade médica, em nosso caso o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Astir, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana,de acordo com a orientação da pediatra Dra. Kátia Bastos, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS