Pacientes hansenianos preparam produtos para Páscoa em oficina

Desde 1994 Rondônia mantém parceria com a organização não governamental NHR Brasil, para reabilitação física e grupos de autocuidado.

Pacientes hansenianos preparam produtos para Páscoa em oficina

Pacientes participam de oficina de Gastronomia dos GACs, em 2017 / Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pacientes de hanseníase em Rondônia participarão da 1ª Oficina de Geração de Renda na Área de Gastronomia, de 12 a 16 deste mês, no Hotel Rondon Palace, em Porto Velho. Para o evento serão selecionados integrantes de sete grupos de autocuidado (GACs) no estado.

 

Desde 1994 Rondônia mantém parceria com a organização não governamental NHR Brasil, para reabilitação física e grupos de autocuidado.

 

A parceria funciona no âmbito da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

 

Segundo informa a coordenadora estadual de hanseníase, Albanete Araújo de Almeida Mendonça, a iniciativa mais recente tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Desta vez, no último dia do curso, sexta-feira (16), uma técnica do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ensinará técnicas de empreendedorismo, orientando os grupos na comercialização de seus produtos.

 

“As pessoas se transformam, porque potencializam suas habilidades”, ela comenta.

 

A nutricionista Fabiane Machado ensinará boas práticas a 25 participantes do curso, cuja temática inclui receitas para Páscoa e festas juninas.

 

O público das oficinas é assíduo dos GACs e com histórico de hanseníase. Suas famílias também podem ser contempladas pelo projeto, informa Albanete Mendonça.

 

Os GACs funcionam em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Mário Andreazza, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Vilhena, e na Policlínica Oswaldo Cruz e no Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho.

 

Os sete GACs aptos à oficina que se inicia na próxima segunda-feira são estes: Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Monte Negro, POC e Hospital Santa Marcelina (Porto Velho), e São Miguel do Guaporé.

 

Mais duas oficinas estão previstas no cronograma de trabalho deste ano da coordenação estadual de hanseníase: a próxima, em abril, com a aplicação de receitas saudáveis baseadas em livro elaborado no âmbito de trabalho, e a terceira em novembro, no encontro estadual dos GACs, em Porto Velho.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS