Médico ginecologista e obstetra – Dr. A. Brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O médico especialista em ginecologia e obstetrícia, A. Brasil orienta as pacientes sobre os ciclos de menstruação como segue:
Menarca - Menarca é a primeira menstruação de uma mulher, que acontece durante a adolescência, entre os 10 e os 15 anos de idade.
Após a primeira menstruação o corpo da mulher já está preparado para ter filhos, passando assim por intensas transformações biológicas, psicológicas e sociais.
Sintomas da Menarca
Assim como as outras menstruações, a menarca pode apresentar cólicas.
Duração da Menarca
A duração da primeira menstruação varia de mulher pra mulher, mas geralmente o fluxo é fraco e dura aproximadamente 3 dias. É comum o ciclo ser irregular no primeiro ano, a próxima menstruação pode acontecer 2 ou 3 meses após a menarca.
Mudanças Corporais após a menarca
A menarca é considerada um evento central da puberdade feminina, e marca o inicio de inúmeras mudanças corporais como o desenvolvimento das mamas, aumento de peso, desenvolvimento dos órgãos genitais, aparecimento de pêlos pubianos e nas axilas e aumento dos quadris.
Climatério - O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva. Essa alteração ocorre devido a uma diminuição dos hormônios produzidos pelos ovários levando ao fim da fase reprodutiva da mulher e ocorre por volta dos 50 anos.
O climatério precoce ocorre quando estes sintomas surgem por volta dos 40 e 45 anos de idade.
Sintomas do climatério
Estes sintomas iniciam-se antes da última menstruação e podem durar até 3 anos após essa ocorrência.
Para o diagnóstico do climatério devem-se observar os sinais e sintomas que a mulher apresenta e pode-se realizar a dosagem hormonal para confirmá-lo.
A menopausa - É caracterizada pelo fim da menstruação, por volta dos 45 anos de idade, e é marcada por sintomas como ondas de calor que surgem repentinamente e a sensação de calafrios que vêm logo a seguir.
O tratamento para menopausa pode ser feito através da reposição hormonal sob indicação do ginecologista, mas também pode ser feito de forma natural com o uso de fitoterápicos.
O que acontece na menopausa
O que acontece na menopausa é que o organismo deixa de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, e isto pode gerar sintomas como ausência de menstruação, ondas de calor e irritabilidade, mas nem todas as mulheres percebem estes sintomas, para algumas a menopausa pode passar quase que despercebida sendo somente diagnosticada pelo médico através de um exame de sangue que verifica a questão hormonal.
Os sintomas da menopausa podem surgir a partir dos 35 anos de idade e tendem a se intensificar a partir desta idade. A idade da menopausa varia entre os 40 e 52 anos. Quando ela ocorre antes dos 40 é chamada de menopausa precoce e quando ocorre depois dos 52 anos, menopausa tardia.
Algumas alterações que acontecem na menopausa são:
SGT PM RR Fábio Macedo – Presidente do CONSAD
O presidente do conselho administrativo da Astir, SGT PM RR Fábio Macedo informa que o ambulatório da Astir disponibiliza médicos especialistas em ginecologia obstetrícia as segundas, quartas e quintas-feiras por agendamento. “Em caso de urgência e emergência a paciente deverá ser encaminhada ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), 24 horas, 7 dias por semana, com médico equipe de enfermagem, entre outros. “O médico avaliará o caso e se for necessário encaminhará a paciente para o especialista ou Hospital conveniado, disse Fábio.
Fontes: Dr. A. Brasil ginecologista/ SGT PM RR Fábio Macedo/ https://www.tuasaude.com/menarca/ https://www.tuasaude.com/climaterio/
https://www.tuasaude.com/menopausa/
Texto: Jornalista Wilson Souza e sites da fonte
Fotos: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro - Website
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!