A cirurgiã-dentista, Mireille Xaia, especialista e mestre em peridontia esclarece sua especialidade e tratamentos que realiza na Astir
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A periodontite é uma infecção bacteriana que gera inflamação na gengiva, causando sangramento ao escovar os dentes, ao comer ou durante a escovação dos dentes. Além disso, os dentes vão se separando aos poucos, ficando tortos e podem facilmente cair porque já não estão devidamente aderidos ao osso do maxilar. Sua principal causa é a permanência de um grupo de bactérias dentro da boca que vão aos poucos destruindo a estrutura de ossos e gengivas.
Essa inflamação crônica pode não ser percebida quando surge ainda na juventude, mas é permanente tende a piorar a perda óssea durante os anos, até que por volta dos 45 anos de idade, quando normalmente se observa os dentes amolecidos, tortos e separados. Em alguns casos apenas se nota que há algum problema de saúde bucal quando os dentes ficam moles e começam a cair, sem nenhuma explicação aparente.
Raspagem
Remoção de tártaro que pode estar supragengival (acima da gengiva) ou subgengival (abaixo da gengiva).
Outros tratamentos
Cirurgia de aumento de coroa, gengivectomias (cirurgia na gengiva), enxertos gengivais, frenectomia (é a remoção cirúrgica do freio lingual ou labial). Esse procedimento é realizado quando o freio causa retração gengival, diastemas, dificuldades de higienização , problemas periodontais, cirurgias de acesso entre outros.
A cirurgiã-dentista recomenda
Visite regularmente o profissional dentista, não tome medicamentos por conta própria ou por indicação. Apenas o profissional dentista e o médico podem receitar os medicamentos corretos para sua patologia. “Observe a data de validade no rotulo dos medicamentos ao adquiri-los.
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota informa que a clinica odontológica da Astir, totalmente reformada, climatizada, humanizada, com aparelhos, equipamentos, instrumentais e materias de primeira linha, atende de segundas às sextas-feiras, manhã e tarde. “Em caso de urgência e emergência o associado deve procurar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), com médico, equipe de enfermagem 24 horas, 7 dias por semana. Caso o médico solicite a pertença do profissional em odontologia a enfermagem entrará imediatamente em contato com o odontologo de sobre aviso, finalizou Alan.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!