SPA: Médica fala sobre patologias de emergência

A médica, Vanessa Borges fala sobre duas patologias de emergência como gastrenterite aguda e crônica, e malária

SPA: Médica fala sobre patologias de emergência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A gastrenterite é uma inflamação aguda que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal. O problema é mais comum no verão e em locais sem tratamento de água, rede de esgoto, água encanada e destino adequado.

 

A gastrenterite pode ser provocada por vírus, bactérias e parasitas, que podem ser transmitidos pelo ar, pela mão em contato com a boca e por intoxicação alimentar. Uma das bactérias mais comuns é a Salmonela, encontrada em frango e ovos crus.

 

Alimentos conservados com pouca higiene e sem refrigeração podem favorecer o acúmulo de micro-organismos que causam a gastrenterite

 

Entre os sintomas comuns da gastrenterite estão:

 

  • Febre
  • Enjôo
  • Diarréia
  • Vômitos
  • Dores abdominais
  • Perda de peso
  • Perda de apetite
  • Desidratação.

 

Malária

 

Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.

 

Sintomas de Malária

 

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início continua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

 

A médica diz que o Hospital de referência para portadores de malária é o CEMETRON, porém em caso de emergência o paciente é internado no Hospital Tiradentes e os medicamentos específicos para essa patologia, de posse do receituário médico o motorista da Astir, com o carro de apoio, vai a esse Centro de Medicina Tropical retirar os medicamentos que são distribuídos gratuitamente pelo SUS. Outros medicamentos para a sintomatologia o Hospital Tiradentes tem na farmácia.

 

O Presidente do Conselho Administrativo da Astir (CONSAD), SGT PM RR Fábio Macedo assegura que o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e o Hospital Tiradentes ficam de plantão 24 horas, 7 dias por semana para atendimento e se for o caso internação dos associados. “O Hospital Tiradentes passou por reformas como climatização, pintura, móveis e outros, tornando-se referência em humanização na área hospitalar da associação”, disse Fábio.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS