Presidente do TJRO abre o Ano Judiciário e sinaliza como será a nova gestão

“O Judiciário rondoniense se esforça, produz e tem poder de ação, pois é uma instituição que tem iniciativa própria e acaba se destacando entre os demais tribunais do país”, ressaltou o Governador Confúcio Moura.

Presidente do TJRO abre o Ano Judiciário e sinaliza como será a nova gestão

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A sessão solene que marca o início do Ano Judiciário é uma tradição que tem como função, mostrar a contribuição harmoniosa e independente estabelecida pelo Executivo e Legislativo para o aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Escolhido como o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg da Silva Júnior, destacou as contribuições dos antigos presidentes em um esforço para obter modernização, celeridade e agilidade na solução de conflitos que chegam à Justiça Comum.

 

A mudança de gestão no TJRO é vista como momento de renovação, esperança e confiança em um futuro promissor e que garanta avanços institucionais e funcionais pelo presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, desembargador Alexandre Miguel. “Os magistrados do Estado empenham confiança na manutenção do diálogo institucional com a presente Administração, estando a Ameron ombreada com a presidência do TJRO nos projetos de significativo interesse institucional, mas que, sobretudo, não se olvide ou diminua as garantias e direitos conquistados ao longo de várias administrações”, afirma o magistrado.

 

O procurador geral da Justiça, Airton Pedro Marin Filho, destacou que o papel do Judiciário no julgamento em defesa da sociedade tem resultado em ataques contra a instituição e tem culminado na perseguição dos bens e direitos do cidadão, além disso a Justiça tem cumprido com o dever de ser fiel a observância das leis e autonomia do Judiciário e MP nas decisões. “Os atos de retaliação nos julgamentos das causas ou judicialização dos processos devem ser rechaçados”, afirmou o procurador durante o discurso.

 

Na opinião do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante, é fundamental que haja a harmonia entre os Poderes Republicanos para assegurar a paz social e que apenas as decisões populares podem mudar a forma de se fazer política e aperfeiçoar o sistema.

 

O governador do estado de Rondônia, Confúcio Moura, reconheceu as ações da magistratura local para levar cidadania à população com os serviços judicantes. “O Judiciário rondoniense se esforça, produz e tem poder de ação, pois é uma instituição que tem iniciativa própria e acaba se destacando entre os demais tribunais do país”, ressaltou.

 

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Maurão de Carvalho, é importante que os três Poderes da República tenham sintonia nas discussões que envolvem a sociedade. “Quando o trabalho é harmônico quem ganha é o cidadão”, avaliou.

 

Na presença de autoridades do Executivo e Legislativo, o novo presidente do TJRO destacou a importância que as demais instituições têm para o funcionamento do sistema de Justiça como a racionalização do deslocamento dos presos, os esforços para aumentar a arrecadação por meio da cobrança de ativos fiscais, emendas parlamentares e até cessão de servidores para atender o Judiciário.

 

Ainda durante o discurso, o desembargador Walter Walternberg da Silva Júnior ressaltou o empenho da Corregedoria e de toda Corte para ultrapassar as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “As atividades do segundo grau de jurisdição iniciam o ano com um total de 21.910 processos em trâmite. Em 2017 foram julgados 21.960 processos, porém como o estoque era de 25.551 processos e ainda foram distribuídos 18.310 novos processos, a carga total registrada no ano foi de 43.870. Portanto, o Tribunal de Justiça de Rondônia, julgou mais processos que os que recebeu, assim, para o cumprimento das metas fixadas pelo CNJ”, analisa o chefe do Judiciário.

 

Os números apontam o cumprimento pleno da Meta 1 que se refere ao julgamento de mais processos que distribuídos. Nesse caso, o percentual registrado pelo TJRO foi de 111,76% (mais de 11% que a meta estipula). A Meta 2 que estabelece o julgamento de 80% dos processos distribuídos até 2014 também merece destaque, isso porque o tribunal obteve o percentual de 112,66%. A Meta 4 que representa a priorização de julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, atingiu o percentual de 120,67% de cumprimento. E por fim, o segundo grau de jurisdição ultrapassou o requisito de julgamento em 80% das ações coletivas distribuídas até 31 de dezembro de 2015 - estabelecida pela Meta 6 do CNJ - o TJRO atingiu o percentual de 116,5% do cumprimento.

 

O presidente do TJRO também afirmou que há conversas com os secretários da área econômica para a adoção de um novo sistema de controle de finanças dos três Poderes. O objetivo dessa ação é evitar horas intermináveis de digitação por conta dos sistemas incompatíveis utilizados atualmente pelo Executivo e Judiciário.

 

Outra novidade é o lançamento dos editais para construção e locação, no sistema Built to Suit, de novos espaços da Justiça em Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Ji-Paraná. Esse sistema é muito utilizado pelo setor imobiliário para identificar contratos de locação a longo prazo no qual o imóvel é construído para atender as necessidades e interesses do locatário de modo pré-determinado. Essa locação tem como medida colocar fim a suspensão de audiências por falta de estrutura física em alguns fóruns do interior.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS