Startup do IFRO participa em concurso de inovação da Enap

Atividade ocorre durante edição da Campus Party Brasil em São Paulo

Startup do IFRO participa em concurso de inovação da Enap

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, estão inscritos em mais uma competição nacional. A startup Sistema de Gestão de Frotas (Sigef) foi inscrita no Concurso Inovação, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) durante a 11ª edição da Campus Party Brasil (CPBR).

 

O ano de 2018 marca a primeira participação, na condição de competidor, de representantes do IFRO na CPBR. O evento é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil – leia mais aqui. Antes dessa startup, outros dois projetos do Campus Cacoal já concorriam em um disputa nacional promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – veja aqui.

 

Bolsista do projeto, a aluna Geovana Oliveira explica que iniciou sua participação vislumbrando apenas uma vantagem no currículo acadêmico, mas que hoje está totalmente envolvida na iniciativa. “O Sigef possibilita ao gestor ter controle maior sobre a frota, permitindo a gestão individual de cada veículo em dados como quantidade de saídas, quilômetros rodados e a média deste item a cada saída. Além disso, gera relatórios com estoque de combustível, abastecimentos realizados, custo de manutenção, veículos ausentes e outras informações”, explica.

 

Professor do IFRO e coordenador do projeto, Thiago Kaiser diz que o Sigef é usado em plataforma de testes no Campus Guajará-Mirim desde dezembro do ano passado. “Apesar de pequeno, o período já nos permitiu a percepção de que o Sigef acelera o controle sobre a frota de forma simples e eficiente. Acreditamos que este é um projeto com grande potencial para qualquer instituição pública ou privada que administre uma frota de veículos”, diz.

 

“De fato, o serviço público requer formas de melhoramento que beneficiam essencialmente a população e os recursos arrecadados. Fazer parte de uma equipe que desenvolve um sistema auxiliador com esta visão é uma das melhores partes do projeto, além de ter o privilégio de apresentar nossa ideia num evento tão importante como a CPBR”, acrescenta Geovana.

 

SIGEF

 

O avanço da globalização em todos os segmentos da sociedade faz com que o gerenciamento manual, em qualquer setor, seja ineficaz, lento e com alto índice de erros. Enfatizando a intenção de oferecer rapidez nos processos de gerenciamento de frota, o Sigef visa desenvolver um sistema informatizado com a intenção de proporcionar melhoria na gestão. Para isso, o projeto visa o desenvolvimento de um sistema de informações gerenciais com o objetivo de viabilizar e disponibilizar meios informatizados que facilitem o gerenciamento de frotas oficiais.

 

O projeto do Sigef é coordenado pelo professor Kaiser e pelos professores de Administração Juliano Cristhian e Saiane Barros, e conta com a participação dos alunos Willyan Rodrigues, Pedro Correia, Luan Leal, Janismar Trevisani, Gabriela Tavares e Geovana Oliveira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS