Como e porquê separar o lixo que produzimos em casa?

A reciclagem economiza recursos naturais e acaba gerando renda para muita gente que depende da separação do lixo para sobreviver

Como e porquê separar o lixo que produzimos em casa?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No mundo atual se torna a cada dia muito perceptível a importância que reciclagem tem, ela reduz de forma clara o impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo, além disso, é fonte de renda para os catadores que trabalham de forma regularizada fora dos chamados “lixões” em ambientes que ofereçam condições para este tipo de ofício.


Mas o que muita gente ainda não sabe é que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que no final acabam fazendo toda uma diferença. Uma dessas atitudes, e por que não dizer a mais importantes é a reciclagem do lixo começando dentro de casa. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes, pois além contribuir para a ausência dos lixões, a separação do lixo contribui para os trabalhos nos  aterros sanitários, chegando até essas unidades de armazenamento apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), ressaltando que grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e acaba gerando renda para muita gente que depende da separação do lixo para sobreviver.


 É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.


Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.


Como separar o lixo doméstico?


Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.


Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.


Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos. Com atitudes assim você vai estar melhorando a qualidade de vida da sua cidade e garantindo que “haja lixo certo no lugar certo”.


Reciclar é só conscientizar, a empresa MFM soluções ambientais apoia esta ideia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS