SAÚDE: Médica da Astir informa os cuidados com a automedicação

''Devido à gravidade dos sintomas e ao risco aumentado de ficar sem conseguir respirar, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar colocar em risco a vida da vítima'', disse a Doutora.

SAÚDE: Médica da Astir informa os cuidados com a automedicação

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A médica Cintia Gomes assinala os cuidados com a automedicação, sobretudo com suplementos vitamínicos, leites em pós com vitaminas, leites artificiais, complexos vitamínicos, estimulantes do apetite, antiinflamatórios, antibióticos, xaropes, e outros, os quais podem causar sérios danos à saúde (por vezes irreversíveis), principalmente às das crianças.

 

A médica disse: Tenho atendido pacientes, na maioria das vezes crianças, com histórias de alergia, over dose de medicamentos, resistência a antibióticos, podendo até desenvolver um choque anafilático (O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos, ou minutos, após estar em contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha ou alguns medicamentos, por exemplo:

 

Nestes casos, os sintomas surgem rapidamente e incluem:

 

  • Dificuldade em respirar com chiado;
  • Coceira e vermelhidão na pele;
  • Inchaço da boca, olhos e nariz;
  • Sensação de bola na garganta;
  • Dor abdominal, náuseas e vômitos;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Tonturas e sensação de desmaio;
  • Suores intensos;
  • Confusão ou desmaio.
  • Tonturas e sensação de desmaio;
  • Suores intensos;
  • Confusão ou desmaio.

 

(Devido à gravidade dos sintomas e ao risco aumentado de ficar sem conseguir respirar, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar colocar em risco a vida da vítima), disse a Doutora.

 

Dessa forma não tome medicamentos sem receituário médico, sobras de outros remédios, chás caseiros e fármacos por indicação de qualquer pessoa que não seja o médico ou dependendo da situação, o farmacêutico (profissional com registro no Conselho Regional de Farmácia, responsável pela drogaria), porém o correto é sempre procurar atendimento médico, completou a médica.

 

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota afirma que os profissionais médicos atendem de segunda às sextas-feiras no ambulatório e 24 horas, 7 dias por semana, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), onde o paciente será atendido por médico, equipe de enfermagem e outros profissionais de sobre aviso, finalizou.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS