.
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O médico pediatra e neonatalogista, Sérgio Freitas, informa as mamães suas especialidades.
Sérgio diz que seus pacientes são bebês, de 0 a 6 meses (consultas mensais) e de 6 meses a 1 ano (consultas bi mestrais) como também crianças acima dessa idade.
Puericultura: A atenção integral à saúde das crianças
Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.
Nas consultas periódicas, o pediatra observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clínico. Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mais freqüentes. Em cada consulta o pediatra vai pedir informações de como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca condições de higiene, seu cotidiano.
O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens devem ter seu crescimento e seu desenvolvimento avaliado. Crescimento é o ganho de peso e altura, um fenômeno quantitativo, que termina ao final da adolescência. Por outro lado, o desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo.
Ainda de acordo com o médico, durante os seis primeiros meses de vida o bebê deve ser amamentado pela mamãe, não se deve oferecer água, chás, sucos e outros, orienta.
A pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até a adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.
O especialista fala que atende de segunda às sextas-feiras no ambulatório, das 10h00min às 12h00min horas por ordem de chegada, sendo que urgências e emergências são atendidas no Serviço de pronto Atendimento, caso seja necessário vou até o SPA, disse o Médico.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!