Em caso de urgência e emergência a paciente deve ser encaminhada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) o qual funciona 24 horas, 7 dias por semana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A médica ginecologista e obstetra da Astir, Faiane de Sá, explica sobre prevenção e exames de rotina, como também planejamento familiar e uso de contraceptivos, se for o caso, receitados apenas pelo médico, que as mulheres devem realizar entre 6 a 12 meses, junto ao médico ginecologista.
Segundo a médica o exame preventivo de colo de útero (O nome é em homenagem ao cientista de origem grega George Papanicolaou conseguiu descrever as células malignas em seus primeiros estágios de desenvolvimento e criar um teste para detecção precoce do câncer de útero.
O Papanicolaou, consiste no exame em microscópio de uma amostra de células que o ginecologista coleta raspando com uma espátula especial a região da entrada do útero. A análise serve para diagnosticar além do câncer, no início, também doenças infecciosas como chlamydia, gonorréias, trichomonas e candidíase e a contaminação pelo HPV), tireóide, hormonal, dor pélvica que pode ser intestinal, endometriose (A endometriose é invisível, mas os sinais de sua presença no organismo são, na grande maioria das vezes, bem perceptíveis, manifestando-se por meio dos seguintes sintomas:
A médica alerta as mamães grávidas realizarem o pré-natal, desde o começo da gravidez que em senso estrito, pré-natal é a assistência médica e de enfermagem prestada à mulher durante todos os nove meses da gravidez. O pré-natal destina-se a garantir o melhor estado de saúde possível para a mãe e para o bebê no momento do parto.
Pode-se mesmo dizer que o pré-natal deve começar antes da gravidez, como uma preparação para engravidar. Essa assistência deve visar não só as questões biológicas, mas também as atinentes à saúde emocional da mãe, o desenvolvimento do feto, bem como acentuar a importância do papel do pai. Geralmente o pré-natal reduz o número de nascimentos prematuros, evita cesarianas desnecessárias, reduz os nascimentos com baixo peso e as complicações como a hipertensão arterial e a transmissão vertical (da mãe para o feto) de patologias transmissíveis, entre outros.
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota explica que no ambulatório (Porto Velho), médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia atendem nos dias e horário abaixo relacionados. “Em caso de dúvidas ligue 3223 3686 e celular funcional 9 9285-6131 (operadora Claro)”. Em caso de urgência e emergência a paciente deve ser encaminhada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) o qual funciona 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem, Hospital Tiradentes, entre outros”. A nossa associada não fica sem atendimento médico, disse Alan.
Relação dos médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia que atendem no ambulatório da Astir, durante a semana:
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!