O anúncio foi feito na sexta-feira (12), em Brasília pelo setor de tecnologia da Anatel
Foto: Ilustrativa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) deve implantar e disponibilizar ao Estado de Rondônia até o dia 19 de março mensagens de desastres naturais por SMS, através de um sistema desenvolvido pela agência em parceria com órgãos de Defesa Civil e operadoras de Telefonia móvel. O anúncio foi feito na sexta-feira (12), em Brasília pelo setor de tecnologia da Anatel.
Desde segunda-feira (15), o serviço já está disponível para cadastramento na Anatel aos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Países como Chile, Bélgica, Canadá, Japão e Filipinas já trabalham com este tipo de serviço, que já está sendo utilizado no Brasil pelos estados de Santa Catariana, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação. O acompanhamento executivo do serviço de alertas por SMS é feito pela ABR Telecom. Quase dois milhões de habitantes no Brasil já se cadastraram no sistema.
O serviço chegará um pouco tardio a Rondônia, já que a população já vive a iminência de uma grande cheia do rio Madeira. Mas a partir de 2018, a Defesa Civil no Estado e nos municípios contará com uma ferramenta poderoso para prevenir desastres naturais que podem ser causados pelo verão chuvoso. A população precisa também se alertar, literalmente, e se cadastrar no serviço.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!