De autoria do deputado Léo Moraes, Lei dos Decibéis é aprovada

Matéria agora segue para sanção do governador

De autoria do deputado Léo Moraes, Lei dos Decibéis é aprovada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após um ano de discussão e debates, a Lei dos Decibéis foi aprovada na Assembleia Legislativa de Rondônia. O projeto, de autoria do deputado Léo Moraes (PTB), dispõe sobre sons e ruídos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão e outras providências. 

O parlamentar esclarece que foram realizadas cinco audiências na Casa de Leis, várias reuniões nos bairros de Porto Velho e no interior de Rondônia com donos de bares, restaurantes, conveniências, músicos e líderes de denominações religiosas.

Após os debates, a aprovação da lei que regulamenta a autuação e as multas para esse segmento é considerada uma vitória.

“Isso vai evitar multas altíssimas, além da apreensão do equipamento de som ou até mesmo o dono ser conduzido para a delegacia. Não somos a favor do uso discriminado do som, mas sim que ocorra a normatização a fim de determinar um padrão a esses procedimentos” explicou Léo.

Agora, regulamentado, o procedimento de inspeção definirá os níveis máximos de sons e ruídos sendo 55 decibéis durante o dia e 60 decibéis no período noturno. Esses níveis, segundo a lei, serão medidos pelo aparelho Medidor de Nível de Soma (decibelímetro).

A lei também cita que, caso seja comprovada poluição sonora serão aplicadas penas obedecendo aos critérios de proporcionalidade e razoabilidade segundo a gravidade de cada caso.

Léo Moraes relatou ter sido procurado por empresários, donos de estabelecimentos, vereadores, prefeitos do interior para que pudesse encontrar uma melhor maneira para todos.

Com a aprovação, espera que o mercado seja reaquecido e volte a gerar emprego a centenas de pessoas. Afinal, grande parte da economia de Rondônia é representada por estes segmentos.

“Vale ressaltar que não somos permissivos a algazarras, bagunças e badernas, a finalidade foi a criação de uma lei justa. Não queremos ser permissivos com som alto, é preciso haver respeito sim. O direito de um termina onde começa do outro, agora temos uma norma para apoiar a todos” concluiu Léo.

Clique aqui para saber mais sobre a Lei dos Decibéis.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS