Empresário produz arte sustentável com coco de babaçu

Sua primeira preocupação foi com a matéria – o coco do babaçu é muito duro, quase um ferro, difícil de cortar

Empresário produz arte sustentável com coco de babaçu

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Francisco Levino, empresário de Rondônia, exibe orgulhosamente sua criação. Ele descobriu uma forma diferente e simples de fazer arte. “Um ou vários chutes, como se estivesse chutando recursos de toda ordem, desde lucrativos até de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, conta.

Recorda-se que ao entrar para sua propriedade, percorria um caminho de chão rodeado de palmeiras de babaçu cujos frutos, os cocos, caíam e acabavam atrapalhando e colocando em perigo seu acesso. Incomodado, ele os chutava até o dia em que questionou a razão dessa verdadeira exibição e meditou procurando uma razão, considerando que nada acontece por acaso.

Em 2006, Francisco parou para pensar o que poderia fazer de diferente com esses cocos que a natureza graciosamente lhe oferecia.

Com sua profissão ligada à mecânica/elétrica e com dotes de pensar em equipamentos que poderiam lhe ajudar nos seus objetivos, resolveu iniciar experiências e formas de explorar o coco do babaçu.

Sua primeira preocupação foi com a matéria – o coco do babaçu é muito duro, quase um ferro, difícil de cortar. Assim criou uma serra de alta capacidade, segura, para extrair as fatias do babaçu chegando a produzir 600 fatias por hora e posteriormente, com criatividade, encontrou uma forma mecânica de aparar as farpas, finalizando com polimento.

Em 2011 finalmente, depois de muitas viagens estudando a matéria, a forma de composição e as diferenças dos frutos em várias regiões, criou sua primeira obra: um banco com tampo de babaçu.

 

Nascia assim a empresa Móveis em Babaçu, que agora, amplia sua utilidade transformando-se em tampos de mesa, de bancos, móveis de várias utilidades que vão além de seu propósito para transformarem-se em obras de arte que encantam o público e o mais importante, contribuem para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É a natureza embelezando a vida.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS