O alerta se deve ao avanço de fraudes alimentares que vem ocorrendo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) alerta a população para que denuncie ao Ministério da Agricultura em Porto Velho qualquer alteração em alimentos adquiridos em supermercados, incluindo a falsificação de produtos. O alerta se deve, segundo a entidade sindical, ao avanço de fraudes alimentares que vem ocorrendo.
De acordo com o sindicato, a atenção deve ser redobrada por conta do período de festas de fim de ano, época em que os produtos mais tradicionais que compõem a ceia viram alvo de ações fraudulentas.
A entidade esclarece que existem estabelecimentos que adicionam água e conservantes para aumentar o peso de alimentos congelados, a exemplo do chester; substituem alimentos nobres, como o bacalhau, por uma espécie de pescado de menor valor comercial, além de adulterarem lacres e rótulos.
O presidente do sindicato, Maurício Porto, afirma que a fiscalização dos Auditores Fiscais Agropecuários está sendo intensa no sentido de coibir tais abusos contra o consumidor nessa época de fim de ano.
Dicas
Maurício Porto lista as principais dicas para ajudar o consumidor na hora das compras: primeira indicação é escolher produtos vistoriados, que tenham o Selo de Inspeção Federal (SIF), no caso de produtos de origem animal, já para produtos de origem vegetal, que tenham número de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ler atentamente embalagens e rótulos, evitar mercados clandestinos e sempre verificar as condições de armazenamento, principalmente de refrigeração.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800 647 0009 ou 3901-2836 ou diretamente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo site.
Edição: Rondoniaovivo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!