PERÍODO CHUVOSO: Lixões a céu aberto preocupa moradores e autoridades de saúde

Em cidades onde o lixo urbano ainda não é tratado, a população sofre com o problema

PERÍODO CHUVOSO: Lixões a céu aberto preocupa moradores e autoridades de saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma tampinha de garrafa, pneus velhos e qualquer outro recipiente que possa acumular água parada, pode se tornar um criadouro para o mosquito "Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue. Nos meses de novembro a abril na região norte do país, inicia-se a estação chuvosa do verão Amazônico, período em que os moradores desta região sofrem com o elevado  aparecimento do mosquito. Em cidades onde o lixo urbano ainda não é tratado, a população sofre com o problema.
 
A falta de um aterro sanitário somada ao excesso de chuva faz com que os lixões se transformem em verdadeiros "Berçários" deste inseto indesejável. Além dos objetos que acumulam água parada, por causa do índice pluviométrico, aparecem também as poças de água nesses ambientes, o que proporciona o aumento dos riscos de contaminação.
 
O lixo depositado pela população em lugares inapropriados e a falta de coleta regular em alguns bairros tornam a luta contra a dengue um desafio maior para os agentes de endemias. Em alguns bairros, de cidades que ainda aguardam a implantação do Aterro Sanitário, os moradores precisam pagar para os carroceiros retirarem o lixo da frente das casas, mas, o problema é que muitas vezes eles jogam o lixo em terrenos abandonados que acabam virando criadouros para o mosquito da dengue.
 
"É preciso mais conscientização dos gestores municipais e acabar por definitivo com os lixões a céu aberto garantindo mais saúde à população. Faça a sua parte, denuncie".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS